Água para Todos beneficiará mais de 100 bairros da capital
“Acreditamos que com esses investimentos teremos outro panorama neste tema tão agudo, que é o abastecimento de água no estado. Além disso, estamos investindo outros recursos no remanejamento da adutora do Italuís”, explicou o governador Flávio Dino

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Do Maranhão da Gente – O Governo do Estado tem realizado diversos investimentos para melhorar a vida dos ludovicenses, um deles é o programa ‘Água para Todos’ que está a pleno vapor facilitando o cotidiano de quem vive na capital maranhense. Levar água a todos os lares, melhorar o abastecimento e por fim ao rodízio de água na capital maranhense, são algumas das prioridades do programa que está sendo executado, com diversas ações sendo realizadas, simultaneamente, pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). Entre as quais, a perfuração de 12 poços de grande vazão, a substituição de 19 quilômetros da adutora do Sistema Italuís e o reforço de vazão desse sistema.
Os investimentos feitos para solucionar os problemas de abastecimento de água na região central de São Luís, que é mantida pelo Sistema Sacavém/Batatã, foram com a perfuração de seis poços de grande vazão. O primeiro poço inaugurado foi o da Praça do Viva do Bairro de Fátima, e o segundo, foi o poço da Vila Passos. E já estão sendo concluídos e serão entregues nos ainda neste mês, os poços da Praça da Misericórdia, do Outeiro da Cruz, do Parque do Bom Menino e do Monte Castelo.
“Acreditamos que com esses investimentos teremos outro panorama neste tema tão agudo, que é o abastecimento de água no estado. Além disso, estamos investindo outros recursos no remanejamento da adutora do Italuís”, explicou o governador Flávio Dino relatando a preocupação com este tema é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos ludovicenses. “Destaco aqui a nossa preocupação com a população mais pobre, fazemos questão de garantir os direitos de todas as pessoas e esta é a meta: abastecimento de água de qualidade nos lares dos maranhenses”, afirmou.
O presidente da Caema, Davi Telles, relata que nos oito primeiros meses de gestão, por orientação do governador Flávio Dino, tem sido realizados grandes investimentos, os maiores desde a década de 1980, quando foi construído o Italuís. “Esses investimentos vão desde a fundamental obra do reforço de vazão para acabar com o rodízio histórico de água na capital, passando pela construção de poços. O ‘Água Para Todos’ é o item número um do programa do governador Flávio Dino e tem sido tratado dessa maneira desde o primeiro dia de gestão”, destacou Davi Telles.
Já para resolver o problema de abastecimento de água na região Cohab/Cohatrac (abastecida pelos Sistemas Paciência I e II), onde a população sofre há anos com a intermitência de água, estão sendo perfurados mais seis poços de grande vazão, em parceria com a Defesa Civil. Além disso, 35 poços estão em recuperação na zona rural de São Luís, melhorando a distribuição de água para diversas comunidades.
A obra de substituição da adutora do Sistema Italuís, nos 19 quilômetros do Campo de Perizes, está em fase final de execução, com a implantação da estrutura metálica que vai permitir a travessia da tubulação sobre o Estreito dos Mosquitos, que separa a Ilha de São Luís do continente. Com um diâmetro maior, a nova adutora, além de eliminar a possibilidade de rompimentos, vai permitir o aumento da vazão de água bombeada em 200 litros por segundo.
O diretor-presidente da companhia explicou que por determinação do governador Flávio Dino, a Caema está lançando o edital de licitação para contratação de empresa para elaboração do projeto da obra de reforço de vazão, a ser implantado no Km 22 da adutora do Sistema Italuís. Segundo ele, essa é uma obra prevista desde a década de 1980, mas que nunca foi implantada, e que consiste na construção de uma elevatória, de mais de 170 metros de altura, que vai dividir a adutora em duas, à altura do Km 22, já no continente.
“O governador Flávio Dino já disponibilizou recursos da ordem de R$ 100 milhões para esse reforço de vazão, que vai permitir o rebombeamento de água do Sistema Italuís, com um incremento de mais 1.000 litros por segundo. Isso é o suficiente para acabarmos com a intermitência, com o rodízio, no abastecimento de água nas áreas atendidas pelo Italuís”, pontuou.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247