Viúva de Janene quer ‘desmascarar’ Youssef

A CPI da Petrobras vai ouvir o depoimento da viúva do ex-deputado José Janene, Stael Fernanda Janene; requerimento foi apresentado pelo deputado Altineu Cortes (PR-RJ), que disse ter sido procurado em Curitiba pela viúva de Janene; no encontro, ela teria dito que o doleiro Alberto Youssef estaria mentindo em suas declarações; "Quero desmascará-lo", teria dito

A CPI da Petrobras vai ouvir o depoimento da viúva do ex-deputado José Janene, Stael Fernanda Janene; requerimento foi apresentado pelo deputado Altineu Cortes (PR-RJ), que disse ter sido procurado em Curitiba pela viúva de Janene; no encontro, ela teria dito que o doleiro Alberto Youssef estaria mentindo em suas declarações; "Quero desmascará-lo", teria dito
A CPI da Petrobras vai ouvir o depoimento da viúva do ex-deputado José Janene, Stael Fernanda Janene; requerimento foi apresentado pelo deputado Altineu Cortes (PR-RJ), que disse ter sido procurado em Curitiba pela viúva de Janene; no encontro, ela teria dito que o doleiro Alberto Youssef estaria mentindo em suas declarações; "Quero desmascará-lo", teria dito (Foto: Gisele Federicce)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agência Câmara - A CPI da Petrobras vai ouvir o depoimento da viúva do ex-deputado José Janene, Stael Fernanda Janene. O requerimento foi apresentado pelo deputado Altineu Cortes (PR-RJ), que disse ter sido procurado em Curitiba pela viúva de Janene. No encontro, ela teria dito que o doleiro Alberto Youssef estaria mentindo em suas declarações. "Quero desmascará-lo", teria dito.

O doleiro apontou Janene, na época líder do PP na Câmara, como o principal articulador do esquema de pagamento de propina na Petrobras.

"Youssef já foi preso diversas vezes e acho que estão dando crédito demais para um criminoso, por isso concordo com o depoimento", disse o relator da CPI, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ).

continua após o anúncio

Luiz Sérgio, porém, disse que é preciso, antes de convocá-la, entrar em contato com Stael para verificar a real disposição dela de comparecer à CPI

Visita

continua após o anúncio

A CPI da Petrobras também decidiu visitar a refinaria Premium I, no Maranhão, projeto que foi abandonado pela Petrobras depois de consumir mais de R$ 2 bilhões apenas em serviços de terraplanagem. O requerimento para a visita foi apresentado pela deputada Eliziane Gama (PPS-MA).

Deputados da comissão já visitaram as obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro na cidade de Itaboraí (RJ) e vão conhecer a Refinaria Abreu e lima, em Pernambuco. As duas obras são investigadas pela Operação Lava Jato. Empresas encarregadas pela obra são apontadas como parte de um cartel que pagava propina a partidos políticos em troca de contratos.

continua após o anúncio

A CPI aprovou ainda a convocação de Rafael Ângulo Lopez, ex-funcionário da GFD Investimentos, empresa de fachada do doleiro Alberto Youssef, usada para forjar contratos e justificar movimentação financeira de propina.

Presidente do Coaf é convocado pela CPI da Petrobras
A comissão aprovou ainda a convocação de empresários de diversas empresas, entre elas a Toyo Setal, a Sete Brasil, a SAP Brasil Ltda e o Grupo Schain

continua após o anúncio

A CPI da Petrobras aprovou a convocação de Antônio Gustavo Rodrigues, presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). O requerimento foi feito pelo deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) e foi defendido pelo relator da CPI. "Nas audiências que fizemos em Curitiba doleiros apontaram brechas legais no sistema financeiro e fizeram críticas ao Coaf", disse o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ).

"Se isso tudo está acontecendo é porque o Coaf não está atuando com o devido rigor", disse o deputado Celso Pandera (PMDB-RJ). Ele disse que o sistema financeiro paralelo operado pelos doleiros Alberto Youssef e Nelma Kodama não é suficientemente fiscalizado.

continua após o anúncio

A CPI está desde as 10 horas votando requerimentos. Foram aprovadas ainda as convocações de Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil Ltda no País, e Ricardo Kümmel Medina, diretor da empresa - pedido feito pelo deputado João Carlos Bacellar (PR-BA).

Também foi convocado o empresário Renato Abreu, presidente do Grupo MPE Montagens e Projetos Especiais S.A, no Rio de Janeiro. O requerimento de convocação foi proposto pelo deputado Altineu Cortes (PR-RJ).

continua após o anúncio

A MPE foi citada, nos depoimentos do ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef, como integrante permanente do "clube das empreiteiras" que combinava resultado das licitações e dividia entre si as obras da estatal. É uma das empresas que respondem a processo administrativo na Controladoria Geral da União por suspeita de envolvimento na formação de cartel detectada pela Operação Lava Jato.

A CPI aprovou ainda a convocação de Hamylton Padilha, empresário que, segundo o deputado André Moura (PSC-SE), intermediou operações de vendas de poços de petróleo da Petrobras na África. Além dele, foi convocado João Augusto Rezende Henriques, ex-diretor da BR Distribuidora. Segundo o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), autor do requerimento, ele fez lobby para Padilha.

continua após o anúncio

Sócios e executivos de empresas contratadas pela Petrobras também tiveram suas convocações aprovadas. É o caso de Carlos Eduardo Schain, Milton Toufic Schain, Salin Toufic Schain, Rubens Toufic Schain e Pedro Schain. Todos são diretores do Grupo Schain, uma das empresas suspeitas de formação de cartel em contratos com a Petrobras.

Também tiveram depoimentos aprovados os executivos Roberto Mendonça, sócio da empresa Toyo Setal, e Newton Carneiro da Cunha, presidente do conselho administrativo da Sete Brasil.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247