Unb repõe parte de equipamentos danificados por enchente
Departamento de Geografia utiliza salas improvisadas h mais de cinco meses; prefeitura diz que restaurou 85% das instalaes
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Agência UnB – As cenas eram impressionantes. Com a força de uma cachoeira, a água invadiu salas e anfiteatros, e inundou parte do subsolo na ala norte do Instituto Central de Ciências (ICC). Foi no dia 10 de abril de 2011, um domingo. O temporal derrubou paredes e destruiu dezenas de equipamentos e móveis no Departamento de Geografia, na UnB TV e em salas e centros acadêmicos que funcionavam no local.
Uma comissão foi criada pela reitoria para avaliar as causas da enxurrada e a extensão dos danos. O grupo sugeriu uma série de melhorias, com obras dentro e fora do campus Darcy Ribeiro. Além disso, a Prefeitura iniciou mutirão para recompor as estruturas de alvenaria, instalações elétricas e pintura. Em outra frente, o Decanato de Administração (DAF) viabilizou a compra de equipamentos de informática, como 491 computadores, 67 estabilizadores e 34 notebooks. O investimento ultrapassa R$ 774 mil.
“Parte dos equipamentos já foi distribuída e o restante será entregue nos próximos dias”, assegura o decano Eduardo Raupp. O Departamento de Geografia confirma o recebimento de computadores, mas alega que equipamentos de laboratórios destruídos na enchente não foram repostos. “Encaminhamos uma lista que incluía aparelhos de pesquisa científica, mas só a parte de informática teve retorno compatível com o que perdemos ”, revelou Ercília Torres, vice-chefe do departamento.
Estrutura
Segundo a Prefeitura, além da limpeza geral e retirada do entulho, paredes foram reerguidas e vedadas fendas na parte lateral das salas do ICC sul. Foi por causa dessas aberturas que a enxurrada inundou os auditórios. “Conseguimos reparar 85% dos danos. Ainda há resquícios de estragos que devem ser sanados com a obra completa do ICC”, detalhou o prefeito Francisco Cassiano.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247