Última missão de Gilberto Carvalho: festa da posse
De saída da Secretaria-Geral da Presidência, ministro Gilberto Carvalho recebeu pessoalmente da presidente Dilma Rousseff a missão de organizar a cerimônia de posse, que será realizada nesta quinta-feira; festa terá caráter popular e PT espera mais de 30 mil pessoas no evento; neste domingo, equipe do cerimonial fez um ensaio da festa na Esplanada dos Ministérios; cerca de 4 mil homens vão reforçar a segurança
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Homem de confiança da presidente Dilma Rousseff (PT), o ministro Gilberto Carvalho é o responsável por organizar a festa de posse da petista, marca para esta quinta-feira (1º), em Brasília. Foi a própria Dilma quem deu a missão a Gilberto. Ele está de saída Secretaria-Geral da Presidência e a partir de 2015 vai presidir o Conselho de Administração do Sesi.
A cerimônia de posse terá caráter popular e a segurança será reforçada com a presença de 4 mil homens. O PT espera cerca de 30 mil pessoas para a festa, sendo mais de 500 ônibus com caravanas de outros Estados.
Neste domingo, o cerimonial da Presidência da República realizou, na Esplanada dos Ministérios, o ensaio da cerimônia de posse.
O motorista Valdeci da Silva Ribeiro, que dirigiu o Rolls Royce presidencial no ensaio, será o mesmo que conduzirá o veículo na solenidade oficial. “Tive a honra de fazer parte da história conduzindo a primeira mulher presidenta do Brasil [em 2010] e, agora, tenho a segunda oportunidade. Faremos um grande desfile de posse para o segundo mandato. Com certeza, estaremos todos prontos”, disse ele.
Além do carro oficial, participaram do ensaio a cavalaria da Guarda Presidencial, homens da Forças Armadas, das polícias Federal, Civil e Militar e agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal.
São esperadas para a cerimônia de posse delegações de 60 países e 27 chefes de Estado de Governo, entre eles o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, os presidentes do Uruguai, José Mujica, da Venezuela, Nicolás Maduro, e do Chile, Michelle Bachelet.
“Hoje vamos fazer o treinamento nos moldes do que vai acontecer no dia da posse. A previsão é que a presidenta saia às 14h30 do Palácio da Alvorada em comboio normal e se desloque até aqui, a Catedral de Brasília", informou o coordenador do Escalão Avançado da Presidência da República, Flávio Lucena de Assunção. Segundo ele, na catedral, vai haver um transbordo para carros abertos.
De acordo com Assunção, dez minutos depois, a presidenta passa para o Rolls Royce, no qual também estará o vice-presidente Michel Temer. "Aqui, além da escolta dos motociclistas, haverá uma escolta hipomóvel [a cavalo] até o Congresso Nacional”, explicou Assunção.
Também haverá controle do tráfego aéreo, e soldados estarão nos ministérios para monitoramento da passagem da presidenta pela Esplanada em carro aberto. “Em função das distâncias a que se chegar da presidenta, o grau de controle é maior", destacou Assunção. "Quando existe uma atividade como essa, em carro aberto, a preocupação da segurança é maior, mas são tomadas medidas para que se resguarde a figura da presidenta da República e das demais autoridades.”
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247