TSE cria cota de fundo eleitoral para negros, mas só a partir de 2022

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu nesta terça-feira, 25, determinar os partidos políticos a destinarem verbas do fundo eleitoral de modo proporcional aos candidatos negros e brancos

Reunião do ministro Luís Roberto Barroso com os presidentes dos TRs
Reunião do ministro Luís Roberto Barroso com os presidentes dos TRs (Foto: Abdias Pinheiro/ASCOM/TSE)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O TSE obrigou os partidos políticos a criar uma cota de fundo eleitoral para negros, de maneira que os recursos do fundo sejam distribuídos de forma equânime. A decisão ainda não vale para as eleições municipais deste ano, mas para 2022. 

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo destaca que “a corte resolveu também aplicar regra similar à propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio. Após o voto do presidente da Corte, Roberto Barroso, defensor da tese, votaram pela aprovação os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Og Fernandes, Luís Felipe Salomão e Sérgio Banhos.”

continua após o anúncio

A matéria ainda acrescenta que “Tarcísio Vieira de Carvalho foi o único a discordar da tese por entender que a matéria compete ao Congresso Nacional, onde projeto com esta finalidade já tramita. ‘É um momento importante na vida do tribunal e do país. Há momentos da vida em que cada um precisa escolher de que lado da história precisa estar’, disse Barroso.”

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247