STF mantém suspensão de cortes no Bolsa Família e pede explicação ao governo federal sobre medida que prejudica o Nordeste

Em plenário do STF foi mantida a determinação para a União disponibilizar dados explicando porque os principais cortes são na Região Nordeste, que mais precisa do programa, mas que tem governadores opositores a Bolsonaro

(Foto: Reuters | Senado | PR)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, por unanimidade, nesta quarta-feira, 5, liminar do ministro Marco Aurélio Mello que suspendia os cortes nos novos benefícios do Bolsa Família, determinados pelo governo de Jair Bolsonaro.

Além disso, foi mantida também a determinação para a União disponibilizar dados explicando porque os principais cortes são na Região Nordeste, que mais precisa do programa, mas que tem governadores opositores a Bolsonaro. O STF defende que “a liberação de recursos para novas inscrições seja uniforme considerados os estados da federação”.

continua após o anúncio

O caso chegou ao Supremo em uma ação conjunta proposta pelos governos da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, que argumentaram não haver justificativa plausível para que a maioria dos cortes fossem no Nordeste. 

Os dados mostram que foram destinados à Região Nordeste 3% dos novos benefícios e 75% às Regiões Sul e Sudeste - onde há mais apoio ao governo. Os recursos do Bolsa Família, desta forma, estão sendo utilizados politicamente pelo governo federal.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247