Salles apoia projeto do PT para modificar artigo sobre militares e fechar leituras golpistas

Proposta busca impedir militares da ativa em cargos civis e acabar com leituras golpistas do artigo 142 da Constituição

Ricardo Salles
Ricardo Salles (Foto: Alessandro Dantas/PT no Senado)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O deputado federal e ex-ministro de Bolsonaro Ricardo Salles (PL-SP) assinou uma proposta de emenda constitucional (PEC) apresentada aos parlamentares do PT que tem como objetivo modificar o artigo 142 da Constituição. A PEC busca impedir que militares da ativa ocupem cargos civis em governos, encerrar as Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLOs) e eliminar as interpretações golpistas distorcidas desse texto. 

A PEC foi elaborada pelos deputados Alencar Santana e Carlos Zarattini, sendo que atualmente a ideia é que apenas Zarattini a apresente, com o objetivo de ter Santana como opção para relator da medida. A proposta possui três pontos principais: a proteção de militares da ativa que ocupam cargos civis, o fim das operações de GLO na área de segurança pública e uma redação que exclui explicitamente a possibilidade de interpretação golpista do artigo 142 da Constituição.

continua após o anúncio

"[Com a assinatura de Salles] vemos que esquerda e direita estão interessadas em discutir os temas colocados na PEC, as mudanças nas Forças Armadas e nas GLOs. Então proponho que a gente faça esse debate na Câmara", afirma Zarattini em entrevista à Folha. 

Zarattini tem colhido assinaturas para a PEC e afirma que atualmente tem cerca de 100 das 171 necessárias para apresentá-la.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247