Rui Costa é orientado por Lula a pedir desculpas por declaração sobre Brasília, diz colunista

Ministro-chefe da Casa Civil enfrentou críticas após chamar a capital de 'ilha da fantasia'; declaração colocou o governo em uma posição mais vulnerável diante do Centrão

Rui Costa ao lado de Lula, após ser anunciado ministro da Casa Civil
Rui Costa ao lado de Lula, após ser anunciado ministro da Casa Civil (Foto: REUTERS/Adriano Machado)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aconselhou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a pedir desculpas por suas declarações polêmicas referentes a Brasília, diz a colunista do Estadão, Vera Rosa. Costa havia chamado a capital de "ilha da fantasia", onde "fazer errado é o certo", o que aumentou a crise na articulação política e colocou o governo em uma posição mais vulnerável diante do Centrão.

Rui Costa, ex-governador da Bahia, manifestou arrependimento em conversas com interlocutores, mas optou por não se manifestar publicamente até que a poeira baixe, destaca a reportagem. Durante uma reunião com o presidente do PSD do Distrito Federal, Paulo Octavio, o ministro afirmou que sua intenção não era ofender a cidade nem seus moradores com sua expressão. 

continua após o anúncio

“Ao admitir que seus comentários haviam sido infelizes, o ministro argumentou que, naquele discurso, falava de Brasília como centro do poder nacional, não como cidade”, destaca a reportagem. “Brasília é difícil. É difícil porque lá fazer o certo, para muitos, está errado. E fazer o errado, para muitos, é o que é o certo na cabeça deles”, disse Costa na sexta-feira, 2, durante a inauguração de um hospital em Itaberaba (BA).

As críticas ao ministro aumentaram desde então, com vários pedidos por sua demissão em uma semana difícil para o governo. Apesar disso, Lula, que atribui parte de sua vitória na Bahia ao trabalho de Costa, não pretende demiti-lo e o comparou a Dilma Rousseff, chamando-o de sua "Dilma de calças".

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247