RU permanece fechado nesta sexta-feira 27
Polcia Civil realizou percia nas panelas de presso na quinta-feira 26; laudo deve ser concludo em 15 dias; panela explodiu e feriu uma servidora, que continua internada com 30% do corpo queimado
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
UnB Agência - Peritos da Polícia Civil testaram duas panelas de pressão no Restaurante Universitário (RU) na manhã desta quinta-feira 26. Uma delas foi a que abriu repentinamente ontem, ferindo o funcionário Mauro Silva enquanto o almoço estava sendo preparado – a outra serviu de parâmetro para comparação. “As mesmas condições do acidente foram reproduzidas com os equipamentos ligados”, explicou o engenheiro Roberto de Sousa, do Centro de Manutenção de Equipamentos da UnB (CME), que acompanhou o trabalho dos policiais.
Os aparelhos funcionaram durante cerca de 20 minutos preenchidos com água e feijão. “Em nenhum dos testes conseguimos reproduzir o que aconteceu na hora do acidente, o que reduz a possibilidade de falha mecânica”, explicou Roberto. Segundo o perito Almiro de Amorim, os resultados do laudo devem ser concluídos em um período de aproximadamente 15 dias.
O CME começou uma revisão geral em todas as tubulações e válvulas das panelas que deve durar até esta sexta-feira pela manhã. Cinco funcionários do restaurante estão acompanhando os trabalhos: Juberto Moreira, Wagner Monteiro, Roberto Francisco, Edilson Vital, todos terceirizados, e Rosângela Fraga, servidora do quadro da UnB. Ao fim do processo, o CME elaborará uma nota técnica uma lista de prioridades de reparos – caso sejam necessários. “Caso não seja necessária a substituição imediata de nenhuma peça o restaurante voltará a funcionar sábado”, afirma Cristiane Costa, Diretora do RU.
Substituições
Independente dos resultados da vistoria, já foi determinado que todas as válvulas de pressão e de segurança, os manômetros, que medem a pressão do vapor, as borrachas de vedação e os fechos das tampas serão trocados. “As panelas estão em condição de uso mecânico, mas vamos fazer as substituições como medida de precaução”, explica Roberto.
O quadro do funcionário Mauro Silva é estável, segundo informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do DF. Mauro teve queimaduras de 2º grau em 30% do corpo e ainda está internado no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) sem previsão de alta.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247