Quinze partidos não alcançaram cláusula de barreira em 2022, diz levantamento

Segundo as regras válidas para 2022, cada legenda teria de somar pelo menos 2% dos votos válidos, com um mínimo de 1% em nove estados

(Foto: Elaine Menke/Câmara dos Deputados)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Um total de 15 partidos não conseguirá atender às normas da chamada cláusula de barreira nas eleições para a Câmara dos Deputados. Foi o que apontou o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), organização que faz consultorias e estudos sobre o Congresso Nacional. Segundo as regras válidas para 2022, cada legenda teria de somar pelo menos 2% dos votos válidos, com um mínimo de 1% em nove estados. Ou que elegesse ao menos 11 deputados federais em um terço das unidades da federação. As informações foram publicadas nesta quinta-feira (6) pelo portal G1

No último domingo (2), seis partidos elegeram deputados, mas não atingiram o número de votos nacionalmente exigido pela regra: Novo, Solidariedade, Patriota, PSC, Pros e PTB. 

continua após o anúncio

Outros nove partidos não atingiram o número mínimo de votos e não elegeram parlamentar na Câmara: PCB, PCO, PSTU, PMB, PRTB, Agir, DC, PMN e UP.

Atualmente 32 partidos estão registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e 23 (sendo que sete deles estão em três federações partidárias) têm representação na Câmara. 

continua após o anúncio

Dos 23, 13 legendas, incluindo as federações, superaram a cláusula de barreira: Federação PT/PCdoB/PV, PL, PDT, PSB, MDB, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Federação PSOL/Rede, União Brasil, Progressistas, Republicanos, Avante e Podemos.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247