Quem são os militares filmados entre os terroristas bolsonaristas no Planalto no 8 de janeiro

A CNN protegeu a identidade dos oficiais, mas Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o GSI fornecesse o nome de todos os servidores que aparecem nas imagens

Gonçalves Dias no Palácio do Planalto durante ataques de 8 de janeiro
Gonçalves Dias no Palácio do Planalto durante ataques de 8 de janeiro (Foto: Reprodução/CNN)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Além do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias, outros militares foram filmados circulando entre os terroristas bolsonaristas que invadiram o Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro. 

Apesar de a CNN Brasil ter ocultado a identidade dos oficiais, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que a lista de servidores que aparecem nas imagens fosse fornecida pelo ministro interino do GSI, Ricardo Cappelli.

continua após o anúncio

Os militares filmados são: 

Capitão José Eduardo Natale de Paula Pereira - Filmado distribuindo água para invasores no Planalto, o capitão do Exército compôs a equipe de viagem de Jair Bolsonaro e do ex-vice-presidente Hamilton Mourão. Ele foi indicado para entrar para o GSI em 2020, durante a gestão do ex-ministro general Augusto Heleno, um dos assessores mais próximos de Bolsonaro.

continua após o anúncio

General Carlos Feitosa Rodrigues - General de brigada, foi substituído em cargo importante no GSI 21 dias após os ataques de 8 e janeiro. Ele era Secretário de Segurança e Coordenação Presidencial desde maio de 2021.

Coronel Wanderli Baptista da Silva Junior - Ex-comandante do 4º Batalhão de Polícia do Exército.

continua após o anúncio

Coronel Alexandre Santos de Amorim - Foi coordenador de Avaliações de Risco do GSI. Em depoimento à Polícia Federal, o general Gustavo Henrique Dutra, ex-comandante militar do Planalto, mencionou uma avaliação feita por Amorim sobre o risco dos eventos de 8 de janeiro.

Coronel André Luiz Garcia Furtado - Foi nomeado em abril de 2020 por Augusto Heleno para ser o coordenador geral de Segurança das Instalações. Já havia trabalhado com militares da Presidência da República entre 2009 e 2011.

continua após o anúncio

Tenente Coronel Alex Marcos Barbosa Santos - É assessor técnico militar. Está no GSI desde agosto de 2019.

Tenente-Coronel Marcus Vinicius Braz de Camargo - É chefe da Assessoria Parlamentar Especial do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Foi nomeado em 1º de janeiro deste ano, primeiro dia do governo Lula (PT).

continua após o anúncio

Capitão do Exército Adilson Rodrigues da Silva - Está no GSI desde dezembro de 2021.

Com informações do jornal O Globo.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247