Produção de soja aumenta 1.213% no Distrito Federal
A Região Metropolitana de Brasília registrou aumentos significativos nas culturas de milho e soja, com altas de 922% e 1.213%, respectivamente, entre 1990 e 2011; neste período, a produção de ambos os itens chegou a 10,3 mi de ton., deixando o DF em segundo lugar no ranking nacional de participação das duas commodities entre as microrregiões pesquisadas
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Brasília 247 – A Região Metropolitana de Brasília (também denominada como Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - RIDE) registrou aumentos significativos nas culturas de milho e soja, com altas de 922% e 1.213%, respectivamente, entre 1990 e 2011. Neste período, a produção de ambos os itens chegou a 10,3 milhões de toneladas, deixando o DF em segundo lugar no ranking nacional de participação das duas commodities entre as microrregiões pesquisadas. Na primeira posição ficou Barreiras, na Bahia. Os dados são da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).
"É uma expressão natural de mercado. O cenário macroeconômico está favorável para a exportação das commodities e a tendência é de que a produção desses grãos aumente ainda mais. Isso porque o fazendeiro sempre vai procurar uma cultura que dê o máximo de retorno possível", afirmou o professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB) e especialista em agronegócio José Eustáquio Ribeiro, ao Correio Braziliense. Segundo ele, "o que é arrecadado acaba gerando emprego e renda, e reflete em nível social, com a elevação da educação e da infraestrutura do local".
Por outro lado, outros grãos podem ficar mais caros por conta da concentração na produção de commodities. "É difícil levantar essa discussão, porque ela é mais complexa. A soja e o milho influenciam também, por exemplo, no preço das carnes, já que servem de ração. Quanto mais são produzidas, mais podem ser comercializadas por valores baixos, o que também afeta o bolso do consumidor", declarou Ribeiro.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247