PGR pede que STF encerre investigação contra empresários bolsonaristas que defenderam um golpe

Apoiadores de Jair Bolsonaro defenderam o não reconhecimento do resultado da eleição se a vitória for do ex-presidente Lula

Alexandre de Moraes, relator no STF de investigações de empresários que defenderam um golpe
Alexandre de Moraes, relator no STF de investigações de empresários que defenderam um golpe (Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE | ABr | MST)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o término das investigações sobre o empresários bolsonaristas que defenderam um golpe de Estado no Brasil se o candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhar a eleição. A Polícia Federal (PF) apreendeu celulares de alguns apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), no dia 23 de agosto. 

Em 2019, Jair Bolsonaro (PL) indicou Augusto Aras para ser o procurador-geral da República, mas o atual chefe da PGR não estava entre os três mais votados do Ministério Público Federal (MPF) para ocupar o cargo indicado pelo atual ocupante do Planalto. 

continua após o anúncio

De acordo com o portal G1, a PGR apontou carência de justa causa ao pedir o encerramento das investigações. Também disse que o STF não respeitou o sistema processual acusatório. De acordo com a procuradoria, o ministro do Supremo Alexandre de Moraes não tinha competência para analisar o caso. A PGR disse que faltaram requisitos previstos em lei para a autorização das medidas, além de desproporcionalidade. 

Segundo a vice-procuradora-geral Lindôra Araújo, "diante da prévia demonstração das inconstitucionalidades e ilegalidades que sobressaem desta investigação, com a nulidade absoluta de todos os atos judiciais e investigativos já materializados, bem como da manifesta atipicidade das condutas investigadas e de ausência de substrato indiciário mínimo, a evidenciar flagrante constrangimento ilegal, urge seja adotada a excepcional via do trancamento desta Petição por meio de concessão de ordem de ofício pelo órgão colegiado do Supremo Tribunal Federal".

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247