PGR pede arquivamento de processo contra Coronel Zucco, presidente da CPI do MST
Deputado federal Tenente-Coronel Zucco é suspeito de incentivar e patrocinar os atos golpistas do dia 8 de janeiro
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, emitiu parecer favorável ao arquivamento da investigação contra o deputado federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), presidente da CPI do MST. O parlamentar é suspeito de ter incorrido em crimes por meio do patrocínio e incentivo aos atos golpistas do dia 8 de janeiro, tanto no território gaúcho quanto em Brasília.
Segundo o Metrópoles, Lindôra destaca no parecer que os eventos em questão já estão sendo examinados na Petição 10.685/DF, que trata dos bloqueios de rodovias promovidos por caminhoneiros após as eleições de 2022, considerando-os assuntos relacionados ao mesmo contexto investigativo.
"O Ministério Público Federal pede o arquivamento dos autos, a Procuradoria-Geral da República manifesta-se pelo não prosseguimento desta petição, com o arquivamento do feito", destaca um trecho da manifestação. A manifestação da PGR ocorreu em resposta a um pedido do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com prazo de 15 dias para o parecer.
Ainda segundo a reportagem, a investigação contra Zucco teve início no Rio Grande do Sul, onde o parlamentar possui base eleitoral, mas o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) determinou que ele goza de foro privilegiado. Portanto, a análise deve ser conduzida pelo STF. Em maio, Moraes ordenou que a Polícia Federal retomasse as investigações contra o deputado.
Conforme despacho do ministro, Zucco foi denunciado ao Ministério Público Federal (MPF) por suposto "patrocínio e incentivo" a atos antidemocráticos, como bloqueios de rodovias após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) no pleito presidencial do ano passado.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247