Multidão azul e branca "invade" Brasília: 60 mil

Cerca de 60 mil argentinos devem estar na capital federal para a partida contra a Bélgica, válida pela quartas de finais da Copa do Mundo, segundo a Embaixada da Argentina; os "hermanos" prometem formar a grande maioria dos torcedores no estádio Mané Garrincha e fazerem a chamada "ola azul"; segundo o governo argentino, 11 voos da companhia Aerolíneas Argentinas (quatro de ida e sete de volta) estão programados para fazer o trajeto entre Buenos Aires e Brasília neste sábado 5

Cerca de 60 mil argentinos devem estar na capital federal para a partida contra a Bélgica, válida pela quartas de finais da Copa do Mundo, segundo a Embaixada da Argentina; os "hermanos" prometem formar a grande maioria dos torcedores no estádio Mané Garrincha e fazerem a chamada "ola azul"; segundo o governo argentino, 11 voos da companhia Aerolíneas Argentinas (quatro de ida e sete de volta) estão programados para fazer o trajeto entre Buenos Aires e Brasília neste sábado 5
Cerca de 60 mil argentinos devem estar na capital federal para a partida contra a Bélgica, válida pela quartas de finais da Copa do Mundo, segundo a Embaixada da Argentina; os "hermanos" prometem formar a grande maioria dos torcedores no estádio Mané Garrincha e fazerem a chamada "ola azul"; segundo o governo argentino, 11 voos da companhia Aerolíneas Argentinas (quatro de ida e sete de volta) estão programados para fazer o trajeto entre Buenos Aires e Brasília neste sábado 5 (Foto: Leonardo Lucena)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Brasília 247 – Cerca de 60 mil argentinos devem estar em Brasília (DF) para a partida contra a Seleção da Bélgica, válidas pela quartas de finais da Copa do Mundo, segundo a Embaixada da Argentina. Os "hermanos" prometem formar a grande maioria dos torcedores no Estádio Nacional Mané Garrincha e fazerem a chamada "ola azul".

De acordo com informações do site do governo argentino, 11 voos da companhia Aerolíneas Argentinas (quatro de ida e sete de volta) compelidos a fazerem trajeto entre Buenos Aires e Brasília neste sábado (5).

A Associação de Futebol Argentino também fretou três aviões para levar cerca de 500 familiares e convidados dos jogadores da seleção para Brasília. Ao todo, doze ônibus foram contratados para transportar estes torcedores.

continua após o anúncio

Mesmo senado minoria, a torcida da Bélgica terá o reforço do primeiro-ministro Elio di Rupo, que ao jogo acompanhado do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo.

Leia também a matéria do Portal da Copa

continua após o anúncio

Lionel Messi, Ángel di María, Javier Mascherano e companhia terão a chance, neste sábado (05.07), de conseguir uma façanha que a Argentina não concretiza desde 1990, na Itália: chegar às semifinais de uma Copa do Mundo. Caso derrote a Bélgica no duelo pelas quartas de final, a seleção irá superar campanhas traumáticas, que incluem condenação de Maradona por doping, queda de time favorito na primeira fase e gol sofrido em final de jogo.

Além de marcar a última grande participação da Argentina no torneio, com o vice-campeonato de Maradona e Caniggia para a Alemanha, a Copa de 90 encerrou um período de protagonismo da seleção em mundiais. O time foi campeão em 1978, no próprio país, e em 1986, no México. A decepção ocorreu em 1982, na Espanha: eliminação na segunda fase, com derrotas para Itália e Brasil em um grupo com três equipes, conforme previa o regulamento daquela edição.

continua após o anúncio

O calvário azul e branco começou em 1994, e de forma cruel. O bom time de Redondo, Maradona, Caniggia e Batistuta ganhou os dois primeiros jogos. Mas o camisa 10 foi flagrado no exame antidoping, que acusou a presença de efedrina em seu organismo após a vitória de 2 x 1 sobre a Nigéria. Maradona já não atuou contra a Bulgária, no último duelo da primeira fase. Desfalcada e abalada, a Argentina caiu nas oitavas de final diante da Romênia (derrota por 3 x 2).

Em 1998, após eliminar a rival Inglaterra, a equipe enfrentou a Holanda nas quartas de final, em uma das melhores partidas daquela Copa. Um gol do craque Dennis Bergkamp aos 44 minutos do segundo tempo enterrou o sonho de Zanetti, Verón e Batistuta. O trauma seria maior em 2002: favorita antes do Mundial, a Argentina não passou da fase de grupos: venceu a Nigéria na estreia, mas perdeu da Inglaterra - que se vingou da edição anterior - e empatou com a Suécia.

continua após o anúncio

O carrasco de 2006 e de 2010 foi o mesmo: a Alemanha. Primeiro, com vitória nos pênaltis nas quartas de final. Depois, com goleada por 4 x 0 sobre a equipe liderada por Maradona – que era o técnico. Messi esteve presente nas duas Copas, mas só entrou em campo contra os alemães na última.

Bélgica

continua após o anúncio

Com participações mais modestas em Copas do Mundo, a seleção da Bélgica luta para igualar a campanha de 1986, quando foi eliminada nas semifinais pela Argentina (derrota por 2 x 1 com dois gole e exibição de gala de Maradona). Durante a campanha, o time eliminou União Soviética e Espanha. Na disputa do terceiro lugar, perdeu de 4 x 2 para a França.

Confira abaixo as eliminações da Argentina em Copas do Mundo desde 1994:

continua após o anúncio

*Estados Unidos,1994

Argentina 2 x 3 Romênia (Oitavas de final).

continua após o anúncio

Time de Redondo, Maradona, Caniggia e Batistuta vence os dois primeiros jogos. Mas camisa 10 é pego no antidoping e desfalca a seleção, que sente o golpe e perde da Romênia.

*França, 1998

Argentina 1 x 2 Holanda (Quartas de final)
Seleção ganha da rival Inglaterra nas oitavas. Na fase seguinte, em um dos melhores jogos da Copa, perde da Holanda com gol de Bergkamp aos 44 do segundo tempo.

*Japão e Coreia do Sul, 2002

Argentina 1 x 1 Suécia (Primeira fase)
Favorita antes do Mundial, equipe não resiste ao grupo da morte: ganha da Nigéria na estreia, mas perde da Inglaterra, empata com a Suécia e fica em terceiro na chave.

*Alemanha, 2006
Argentina 1 x 1 Alemanha – 2 x 4 nos pênaltis (Quartas de final)
Líder em grupo com Holanda e Costa do Marfim, o bom time de Jose Pekerman ganha do México nas oitavas e cai diante da Alemanha na disputa de pênaltis.

*África do Sul, 2010

Argentina 0 x 4 Alemanha (Quartas de final)

Time se classifica em primeiro na fase de grupos e elimina o México nas oitavas de final, mas é eliminado novamente pela

Alemanha. Maradona e era o técnico.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247