Mourão admite lambança do governo na divulgação de mortes por covid-19: “foi um erro”
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), afirmou que o Ministério da Saúde se equivocou ao ocultar dados sobre a pandemia do coronavírus no Brasil. Ele disse que a comunicação do governo foi falha e resumiu: “foi um erro”
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O vice-presidente Mourão veio a público admitir que o governo errou ao anunciar uma mudança da forma de divulgação das mortes por covid-19, sem explicar direito o que estaria ocorrendo. Segundo Mourão, houve uma mudança metodológica incompleta, o que gerou a desconfiança de que o governo estaria tentando ocultar as mortes.
A reportagem do portal Uol destaca que “a pasta divulgou os dados oficiais na no início de junho sem o total de casos confirmados e óbitos. A medida foi criticada por parlamentares, juristas e cientistas. As estatísticas completas voltaram a ser reveladas apenas após ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.”
Mourão disse: “ali foi uma questão que não foi bem organizada, porque tínhamos um sistema de transmissão de dados e o novo sistema, que eu considero mais efetivo para analisar a curva epidemiológica de forma correta. Acho que isso deveria ter sido explicado, para evitar mal-entendido, como a sensação de que o governo queria esconder dados. Para substituir um sistema por outro, o outro tinha que estar pronto. Foi um erro."
A matéria ainda informa que “o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, já declarou que o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) "buscou números reais" sobre os casos e óbitos em decorrência da covid-19 e "nunca mudou dados".
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247