Moro é visto desconsolado no Senado após aprovação de Cristiano Zanin para o STF

Novo ministro do Supremo recebeu o apoio de juristas e parlamentares

Sergio Moro (gravata clara, no centro da foto)
Sergio Moro (gravata clara, no centro da foto) (Foto: Lula Marques - Agência Brasil)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) foi visto desconsolado nesta quarta-feira (21) no Senado após o plenário da Casa aprovar o advogado Cristiano Zanin Martins para ser ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que, em 2021, declarou a suspeição do parlamentar e ex-juiz da Operação Lava Jato nos processos contra o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), responsável pela indicação do novo juiz da Corte. 

Senadores Rogério Carvalho (PT-SE), Renan Calheiros (MDB-AL), Omar Aziz (PSD-AM), e os deputados federais José Guimarães (PT-CE) e Gleisi Hoffmann (PT-PR) elogiaram Zanin, que também recebeu o apoio de ministros do STF e do jurista Marcelo Uchôa

continua após o anúncio

O advogado Cristiano Zanin defendeu Lula nos processos da Lava Jato. O petista conseguiu pelo menos 26 vitórias judiciais, de acordo com informações publicadas pelo Instituto Lula em agosto de 2022. Um ano antes, o STF declarou a suspeição de Moro e o atual presidente da República teve os direitos políticos devolvidos. No mesmo ano em que disputou a eleição, Moro foi derrotado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) por fraude em domicílio eleitoral. Por consequência, decidiu ser candidato pelo estado do Paraná. 

zanin
Cristiano Zanin. Foto: Pedro França/Agência SenadoSenado Federal do Brasil

A partir de 2019 começaram a ser publicadas na imprensa nacional trechos de conversas na Lava Jato entre Moro e procuradores do Ministério Público Federal (MPF-PR). De acordo com os diálogos, quando era juiz, o atual senador interferia na elaboração de denúncias, que devem ser feitas por promotores - estes decidem se denunciam ou não a pessoa investigada. Se optarem pela denúncia, ela deve ser enviada ao juiz ou juíza, que apenas decide se condena ou não, sem interferência nos argumentos dos acusadores.  

continua após o anúncio

Em março de 2023, o advogado Rodrigo Tacla Duran implicou Moro em tentativa de extorsão na Lava Jato. Em entrevista ao 247 no começo deste mês, o empresário Tony Garcia comentou sobre irregularidades na operação. Ele disse que foi instruído a ser entrevistado pela Veja e dar informações à revista que pudessem prejudicar o ex-ministro José Dirceu (PT)

O delator também disse que, a mando de Moro, gravou de forma ilegal o ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) em 2018. O empresário afirmou que o senador chantageou a rede Walmart. Na visão de Garcia, Moro transformou "Curitiba na Guantánamo brasileira"

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247