Ministros da Justiça e Saúde revogam portaria de Moro e Mandetta sobre quarentena

No texto da portaria revogada havia a possibilidade de enquadrar nas práticas de crimes previstos no Código Penal quem desobedecesse às regras de isolamento social

André Mendonça e Eduardo Pazuello
André Mendonça e Eduardo Pazuello (Foto: Isac Nóbrega/PR | José Dias/PR)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ministro da Justiça, André Mendonça, e o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, revogaram uma portaria assinada pelos antecessores do governo, Luiz Henrique Mandetta e Sergio Moro, que estabelecia normas sobre medidas de quarentena e isolamento durante a pandemia da Covid-19. A informação é do portal G1

Na portaria, havia a possibilidade de enquadrar quem desobedecesse às medidas de isolamento social em crimes previstos no Código Penal, como: "infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa" no art. 268 do CP; ou "desobedecer a ordem legal de funcionário público" no art. 330 do CP.

continua após o anúncio

No entanto, já foi decidido no Supremo Tribunal Federal (STF) que as medidas de isolamento social podem ser estabelecidas de acordo com a interpretação da realidade local de autoridades municipais e estaduais, acrescenta a reportagem.

As secretarias estaduais de saúde confirmaram nesta quinta-feira (28) cerca de 414,8 mil casos confirmados da Covid-19 e 25.598 mortes provocadas pela doença no Brasil, que continua na segunda posição no ranking mundial de países com o maior número de infectados.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247