Lula faz reunião com ministros e líderes em semana decisiva para o marco fiscal

Expectativa do governo é votar o arcabouço fiscal na Câmara nesta semana. Relator do projeto, Cajado já informou que fará mudanças na proposta

Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (no microfone)
Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (no microfone) (Foto: Ricardo Stuckert | Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comandou na manhã desta segunda-feira (15) uma reunião com ministros e líderes para debater o projeto do arcabouço fiscal, atualmente em análise na Câmara dos Deputados, informa o g1. O objetivo do governo é votar a proposta ainda nesta semana. O texto propõe uma nova regra para as contas públicas, substituindo o atual teto de gastos, que limita o crescimento da maioria das despesas da União à inflação. Se aprovado na Câmara, o projeto seguirá para a avaliação dos senadores.

Durante a reunião, Lula discutiu com ministros das áreas econômica e política, incluindo Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), os possíveis impactos dessas alterações e as chances de aprovação do projeto, que é considerado a principal medida legislativa do terceiro mandato do presidente. Lula pretende, com a nova regra, controlar o gasto público sem comprometer áreas essenciais, como saúde, educação e segurança, e garantir recursos para investimentos em obras e projetos que impulsionem a economia.

continua após o anúncio

O relator do projeto, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), planeja concluir seu parecer ainda nesta segunda-feira. Ele já informou ao governo que fará modificações na proposta. A proposta governamental estabelece que as contas públicas deverão atingir uma meta de resultado primário, buscando superávit nos próximos anos (ou seja, receitas maiores que despesas), antes do pagamento de juros da dívida.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247