Lua de mel com Rollemberg nas redes chegou ao fim?
Governador Rodrigo Rollemberg ainda se comunica com frequência nas redes sociais, em especial no Facebook, mas a paciência da população do Distrito Federal parece estar se esgotando, aponta a jornalista Lilian Tahan, no Portal Metrópoles; 'Se Rollemberg tiver o hábito de ouvir o clamor social que fala pelas redes, certamente já pescou a mensagem: a paciência do cidadão nunca esteve tão curta e o desejo de ter um líder com a coragem de se posicionar sobre assuntos polêmicos nunca foi tão grande", diz ela
edit
Atualizado em 2 de July de 2018, 18:39
Ao lado de Rollemberg, Marina participa de evento de campanha Foto: Rollemberg 40 (Foto: Leonardo Attuch)
Na pré-história das redes sociais, os institutos de pesquisa eram os guardiões absolutos da popularidade de candidatos e governantes. Só havia um caminho para prever a intenção de voto e a atuação de políticos eleitos: perguntar a um grupo representativo de pessoas na rua o que achavam sobre o assunto.
A realidade virtual inaugurou um método que dispensa intermediários e é capaz de apontar com pequena margem de erro a quantas anda a reputação dos gestores públicos. Usando a régua das redes sociais, o Grande Angular mediu como variou o desempenho de Rodrigo Rollemberg (PSB) no comando do Distrito Federal entre janeiro e agosto.
continua após o anúncio
Dono de uma empatia virtual construída e administrada pelo partido, Rollemberg já não exibe a mesma audiência do início de seu mandato. A coluna analisou o conteúdo de 18.861 comentários distribuídos em 57 posts publicados nos meses de janeiro, abril e agosto.
Nesse período, houve uma variação acentuada do engajamento (curtida mais compartilhamento) na página de Rollemberg. Em janeiro, quando os internautas ainda estavam em lua de mel com o governador, 108.221 usuários deram as boas-vindas ao socialista. Curtiram e/ou compartilharam algum dos 24 posts publicados na estreia de sua administração. Nessa fase, mais da metade (54%) dos 12.310 comentários postados na timeline eram simpáticos ao novo governante.
continua após o anúncio
A publicação de Rollemberg na missa da Dom Bosco, em primeiro de janeiro, estimulou uma chuva de bênçãos nos comentários. Mas a benevolência popular durou pouco. Sete dias depois da posse, o humor dos internautas virou e o número de mensagens pejorativas no perfil do político fermentou. Era a reação dos brasilienses ao anúncio de que o salário dos servidores seria parcelado. No post sobre o assunto, o governador recebeu 571 críticas contra 409 mensagens de apoio.
continua após o anúncio
No mês de abril, quando o governo completava 100 dias, Rollemberg assistiu a sua audiência despencar. Ao usar o espaço nobre das redes para exibir uma trama de governo sem fortes emoções, o chefe do Executivo somou modestos 2.402 comentários em oito postagens. E o engajamento nas publicações (que já havia ultrapassado a marca dos 100 mil) recuou para modestas 15.822 interações.
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247