Lira quer que Conselho de Ética puna deputados com suspensões e cortes de salário

A Câmara vem sendo palco de seguidas brigas com quebras de decoro

Deputado Arthur Lira
Deputado Arthur Lira (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), expressou sua intenção de propor punições mais rigorosas no Conselho de Ética para lidar com a crescente incidência de discussões acaloradas e troca de ofensas durante as sessões. 

Ele sugeriu a aplicação de suspensões com redução de salário como forma de reprimir a quebra de decoro parlamentar, segundo o UOL. O Conselho de Ética da Câmara foi estabelecido em 19 de abril e escolheu Leur Lomanto Júnior (União Brasil-BA) como seu presidente.

continua após o anúncio

Durante seu primeiro discurso, o presidente transmitiu uma mensagem de apaziguamento, destacando a importância de os deputados serem firmes em suas posições, mas sem recorrer a insultos ou agressões físicas. 

A cúpula do conselho é composta exclusivamente por parlamentares do Centrão. De acordo com líderes entrevistados, sua missão é agir com moderação, o que faz parte da estratégia de Lira para ser imparcial em relação aos deputados bolsonaristas e governistas.

continua após o anúncio

Albuquerque (Republicanos-RO) foi eleito como primeiro vice-presidente e Bruno Ganem (Podemos-SP) como segundo vice-presidente. No entanto, até o momento, o conselho teve uma atuação limitada, realizando apenas a reunião para eleger sua Mesa Diretora, sem tomar medidas em relação a ações contra deputados neste ano.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247