Lewandowski condena cultura punitivista no Poder Judiciário
Ao criticar a "nefasta cultura punitivista" no Brasil, o ministro do STF Ricardo Lewandowski disse que "proliferaram heróis e justiceiros, paladinos da lei e da ordem, ávidos por uns momentos de fama ou algumas migalhas de poder". "Não raro, as funções de investigar, acusar e julgar acabaram se confundindo", afirmou
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Em análise publicada no jornal Folha de S.Paulo, o ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski disse que no Brasil "proliferaram heróis e justiceiros, paladinos da lei e da ordem, ávidos por uns momentos de fama ou algumas migalhas de poder". "À semelhança de lázaros redivivos, de repente emergiram do insípido anonimato das respectivas carreiras", complementou, ao criticar a "nefasta cultura punitivista" no País.
De acordo com o ministro, "não raro, as funções de investigar, acusar e julgar acabaram se confundindo". "Tal fato fragilizou o direito ao contraditório e à ampla defesa dos acusados, levando ainda à generalização de prisões sem culpa formada, muitas vezes baseadas em simples delações de corréus", disse.
O magistrado afirmou que a cultura do punitivismo no Brasil "consistiu no aumento exponencial da população carcerária, em sua maioria negra e parda, que supera atualmente a espantosa cifra de 700 mil presos, os quais sobrevivem amontoados em jaulas inapropriadas até para animais de zoológico".
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247