LAI tem 88% dos pleitos respondidos no DF

A Lei Distrital de Acesso à Informação completou cinco meses de vigência no DF, com 88% dos pedidos de informações respondidas nesse período, de um total de 1.723 solicitações; o levantamento é do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão

A Lei Distrital de Acesso à Informação completou cinco meses de vigência no DF, com 88% dos pedidos de informações respondidas nesse período, de um total de 1.723 solicitações; o levantamento é do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão
A Lei Distrital de Acesso à Informação completou cinco meses de vigência no DF, com 88% dos pedidos de informações respondidas nesse período, de um total de 1.723 solicitações; o levantamento é do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (Foto: Leonardo Lucena)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agência Brasília - A Lei Distrital de Acesso à Informação (LAI) completou cinco meses de vigência no DF, com 88% dos pedidos de informações respondidas nesse período, de um total de 1.723 solicitações, segundo o relatório divulgado hoje pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC).

"Os números demonstram resultados bastante positivos. Os órgãos estão se esforçando para fornecer as informações solicitadas no menor tempo possível", afirmou a coordenadora de Acesso à Informação, Fernanda Calado.

Os órgãos do GDF levaram, em média, apenas 11 dias para apresentar as respostas à população, embora a Lei Distrital permita até 30 dias.

continua após o anúncio

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) é o órgão que recebeu o maior número de solicitações de informações: 388 (23%), seguida pela Secretaria de Educação, com 135 (8%) e o Departamento de Trânsito, com 120 (7%).

Entre os pedidos respondidos, apenas 3% tiveram resposta negada, por motivos como: natureza sigilosa ou continham dados pessoais; o pedido era genérico, desproporcional ou exigia tratamento adicional de dados; ou se tratava de processo decisório em curso.

continua após o anúncio

As solicitações podem ser feitas pela internet, no www.e-sic.df.gov.br/Sistema/, e pessoalmente no Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) de cada órgão ou entidade pública.

PORTAL – No GDF, a divulgação de informações públicas começou antes mesmo da aprovação da LAI federal, com a criação do Portal da Transparência, atualmente considerada referência em todo o país.

continua após o anúncio

Mensalmente, a página, que reúne dados sobre as despesas, pagamentos e salário dos servidores, recebe uma média de 500 mil acessos - a página foi a primeira, dentre os portais de transparência dos estados, a divulgar a remuneração dos funcionários públicos.

Para o Secretário de Transparência e Controle, Mauro Noleto, o cidadão percebe cada vez mais a responsabilidade de acompanhar e cobrar a correta aplicação dos recursos públicos.

continua após o anúncio

"É um direito da sociedade saber quanto o governo gasta, como o governo gasta, o que gasta e onde gasta. É uma conquista da sociedade brasileira que os governos estejam abrindo os seus gastos, suas informações, para que todos saibam", comentou Noleto.

ENQUETE – Outro dado importante que demonstra o reconhecimento da importância da LAI no combate à corrupção é o resultado de uma enquete publicada há um mês na página do e-SIC.

continua após o anúncio

De acordo com o levantamento, que contou com 502 participantes até última quinta (12), 82,1% dos participantes acham que a Lei ajuda no combate à corrupção.

A Lei de Acesso à Informação estabelece que órgãos e entidades públicas devem divulgar, independentemente de solicitações, informações de interesse geral ou coletivo, salvo aquelas cuja confidencialidade esteja prevista legalmente.

continua após o anúncio

Nos últimos meses, foram acrescentadas ao Portal da Transparência as informações sobre as despesas com shows e eventos. Nesta semana, o site passou a informar também como foram aplicadas as verbas destinadas por emendas parlamentares.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247