Ivan Valente aciona MPF contra assessor do Planalto que intermediou reunião de empresários ligados a Jair Renan

Os pedidos solicitam a abertura de procedimentos para apurar a prática de improbidade administrativa

Ivan Valente
Ivan Valente (Foto: Luis Macedo - Agência Câmara)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O deputado federal Ivan Valente (PSOL) protocolou, nesta terça-feira, 27, duas representações contra o assessor especial do Planalto Joel Fonseca pela intermediação de reuniões de empresários ligados a Jair Renan, filho de Jair Bolsonaro, com o ministro Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil.

As representações foram enviadas ao Ministério Público Federal (MPF) do Distrito Federal e à Comissão de Ética Pública da Presidência. Os pedidos solicitam a abertura de procedimentos para apurar a prática de improbidade administrativa.

continua após o anúncio

Fonseca participou de uma reunião entre Marinho e os empresários John Lucas Tomazini, da Gramazine Granitos, e Tânia Fernandes, da TF Arquitetura Inteligente, com a presença do próprio Jair Renan e de seu sócio Allan Lucena.

O parlamentar argumenta que a participação de Fonseca se deu à margem da lei e que a reunião se trata de uma atividade de lobby.

continua após o anúncio

"Dessa forma, ainda que esteja cumprindo ordem do presidente da República para favorecer seu filho, o sr. Jair Renan Bolsonaro Júnior, o assessor especial da Presidência da República não estaria autorizado a cometer a ilegalidade de usar o cargo para a defesa de interesses privados junto a órgãos federais, atividade típica de lobistas", disse o deputado.

Agente da PF acusado de vigiar parceiro de Jair Renan deixa o Planalto

O agente da Polícia Federal (PF) Luiz Felipe Félix, acusado de vigiar Allan Lucena, parceiro comercial de Jair Renan Bolsonaro, não está mais cedido ao Palácio do Planalto.

continua após o anúncio

Reportagem informa que “o Gabinete de Segurança Institucional informou que o vínculo foi encerrado, mas não deu mais detalhes”.

Félix foi alvo de boletim de ocorrência de Lucena, após descobrir o agente na garagem de seu prédio, gravando vídeos de seu carro. Perguntado pela polícia, o policial disse que estava aguardando uma garota de programa.

continua após o anúncio

Jair Renan, parceiro de Lucena, é investigado pela PF por tráfico de influência. A polícia avalia se o filho do presidente ganhou um carro elétrico de R$ 90 mil em troca de facilitar que a empresa Thomazini conseguisse uma agenda no Ministério do Desenvolvimento Regional.

Com a abertura do inquérito, Lucena devolveu o veículo aos empresários.

continua após o anúncio

Jair Bolsonaro já recebeu no Palácio do Planalto o empresário Wellington Leite​, que deu de um carro elétrico e apoiou um projeto parceiro da empresa de Jair Renan.

Inscreva-se no canal Cortes 247 e saiba mais:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247