Intensivão de leitura
Autores brasileiros e de mais seis pases debatero literatura em Braslia a partir da prxima sexta-feira (11). Entre os convidados da trigsima edio da Feira do Livro est a sexloga Laura Muller
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Natalia Emerich_Brasília 247 – Mais de 70 escritores brasileiros e estrangeiros passarão pela 30ª Feira do Livro de Brasília, de 11 a 25 de novembro, no Pavilhão de Exposições ExpoBrasília do Parque da Cidade. Com o tema Sustentabilidade: a leitura como desenvolvimento dos povos, o evento gratuito terá, além dos tradicionais estandes de livros, bate-papos com autores e oficinas.
Conhecida por dar dicas e explicações sobre sexo no programa Altas Horas, apresentado por Serginho Groisman, a escritora e sexóloga Laura Muller subirá ao palco da Arena Cultural para um bate-papo nada formal. O espaço, voltado para o público infantojuvenil, receberá também Jonas Ribeiro, que já publicou mais de cem livros para a garotada, e Carlos Maltz, ex-baterista da banda Engenheiros do Hawaii, astrólogo e psicólogo. Na Arena Cultural, artistas poderão divulgar os trabalhos, fazer declamações, apresentações de música, teatro e dança.
Para os adultos, o Café Literário, onde haverá bate-papos com autores e sessões de autógrafos, é ótima opção. Marina Colassanti – vencedora do prêmio Jabuti 2011 –, Anna Claudia Ramos, Tino Freitas, Daniel Munduruku e Leny Werneck confirmaram presença. Figuras do meio literário local, como o poeta marginal Nicolas Behr e o escritor Jorge Oliveira, estão na programação.
Do exterior, foram convidados os autores Boniface Ofogo (República dos Camarões), Kangni Alem (França), Philippe Davaine (França), Álamo Oliveira (Portugal), Cristian de Nápoli (Argentina), Washington Cucurto (Argentina), Yoram Meltzer (Israel) e Joe Hayes (Estados Unidos). "A programação é muito rica e variada, com opções tanto para leitores leigos quanto para formadores de leitores", afirma a curadora da feira e presidente da Câmara do Livro do Distrito Federal, Iris Borges.
Além do cardápio literário variado, os presentes poderão escolher entre as mais de cem oficinas. Focadas na sustentabilidade, tema da feira, as atividades serão variadas – cultura, livros, saúde, adolescência e meio ambiente – e serão realizadas em sete miniauditórios, com capacidade para até 50 pessoas. "Buscamos abordar todas as questões por meio do livro e da leitura", explica Iris. "A leitura é um dos caminhos para mudar o mundo."
Para todos
No Espaço das Trocas, será possível deixar livros para doações e voltar para casa com outros títulos. No Espaço para Editoras Universitárias, as obras acadêmicas serão vendidas a preços diferenciados. No Espaço Gastronômico, chefs de cozinha e autores de livros gastronômicos conduzirão aulas juntos.
Haverá, ainda, um espaço especial para os idosos, que poderão compartilhar experiências adquiridas em clubes de leitura e participar de atividades no Espaço Leitura e Maturidade. Desenvolvido pela Biblioteca Demonstrativa de Brasília, o projeto tem como objetivo mostrar a importância da leitura para a socialização, a aprendizagem e a manutenção das atividades cerebrais.
30ª Feira do Livro
Diferentemente das edições anteriores, neste ano o foco da feira será a comunidade como um todo, e não escolas. Em consonância com o Plano Nacional do Livro e Leitura, do governo federal, serão discutidos temas como o fomento à leitura e à formação de mediadores; a democratização do acesso; a valorização da leitura; e o desenvolvimento do mercado livreiro. Segundo Iris, pesquisas mostram que Brasília é uma das cidades onde mais se lê. "A demanda por leitura em Brasília é grande, queremos que as famílias levem filhos e parentes para visitar o espaço."
Programe-se
30ª Feira do Livro de Brasília
De 11 a 25 de novembro
De segunda a sexta, das 16h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 22h
Pavilhão de Exposições ExpoBrasília do Parque da Cidade
Entrada gratuita
Informações: www.feiradolivrodebrasilia.com.br
De segunda a sexta, escolas públicas e particulares poderão marcar visitas para levar estudantes à feira literária. Basta escolher os dias disponíveis – 11, 14, 15, 16, 17 e 18 e marcar a melhor data. É uma ótima oportunidade para trocar a biblioteca e as salas de aula por livros variados e atividades diferentes.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247