Inep descartou licitação para gráfica do Enem sem justificativa

Depois de muita pressão, queda de presidentes e declarações belicosas, o Inep, sob Bolsonaro, continua gerando tensões; o goveno abriu mão de uma nova licitação para selecionar a gráfica que irá imprimir as provas do Enem deste ano sem apresentar quaquer justificativa; isso contraria indicação do TCU (Tribunal de Contas da União)

Aumenta pela primeira vez desde 2011 nota máxima na redação do Enem
Aumenta pela primeira vez desde 2011 nota máxima na redação do Enem (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Inep (Instituto Nacional de Estudos Educacionais), órgão do MEC responsável pela confecção da prova, encaminhou ao tribunal pedido para renovar contratos de impressão continuamente para o Enem e outras avaliações.

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo destaca que "hoje, a mesma empresa, Valid, suspeita de irregularidades, detém dois contratos para a impressão de todas as provas do órgão. O valor total é de R$ 294,7 milhões.  A gráfica RR Donnelley imprimiu o Enem de 2009 a 2018 por meio de duas licitações (2010 e 2016). Em 2009, a contratação teve dispensa de licitação após roubo da prova."

continua após o anúncio

A matéria ainda acrescenta que "nos outros anos, após as licitações, o contrato foi renovado sem concorrência.  Essa gráfica anunciou falência no fim de março deste ano. Em julgamento de 24 de abril, o TCU proibiu o governo de renovar a contratação para o Enem continuamente.  Neste ano, a corte autorizou, excepcionalmente, contratar a segunda colocada na licitação de 2016, Valid, se 'demonstrada a ausência de tempo para processar novo certame'." 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247