Indicado por Guedes, Eduardo Rios assume presidência do IBGE
Em sua alegação oficial, Susana Guerra afirmou que pediu a exoneração por "motivos pessoas e de família", mas, de acordo com informações de bastidores, o fato de a redução de verbas do IBGE ter inviabilizado a realização do Censo Demográfico 2021 foi a gota d’água para ela deixar a instituição
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Indicado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, economista Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto foi nomeado nesta terça-feira (27) como presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), após Susana Guerra pedir exoneração depois do cancelamento do Censo 2021.
Em sua alegação oficial, Susana Guerra afirmou que pediu a exoneração por "motivos pessoas e de família", mas, de acordo com informações de bastidores, o fato de a redução de verbas do IBGE ter inviabilizado a realização do Censo Demográfico 2021 foi a gota d’água para ela deixar a instituição.
Em março, a presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Susana Cordeiro Guerra, e o diretor de Pesquisas da entidade, Eduardo Rios-Neto, afirmaram, em artigo no jornal O Globo, que, "sem o Censo em 2021, as ações governamentais pós-pandemia serão fragilizadas pela ausência das informações que alicerçam as políticas públicas com impactos no território brasileiro, particularmente em seus municípios".
O novo presidente do IBGE é formado em economia, com doutorado em Demografia. Também é membro da Academia Brasileira de Ciências e professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Inscreva-se no canal Cortes 247 e saiba mais:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247