Hackers atacam sistema do GDF e não deixam rastro
Uma tentativa de ataque hacker atingiu aproximadamente 80 órgãos do governo do Distrito Federal. Invasores usaram um ransomware, para restringir o acesso ao sistema infectado
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Uma tentativa de ataque hacker atingiu nessa quinta-feira (5) aproximadamente 80 órgãos do governo do Distrito Federal. Invasores usaram um ransomware. Trata-se de software nocivo, que restringe o acesso ao sistema infectado e cobra um resgate em criptomoedas para o restabelecimento do acesso. Caso não ocorra o pagamento, arquivos podem ser perdidos ou até mesmo publicados na internet.
Os responsáveis pela investida são profissionais quando o assunto é invasão e infecção de sistemas, de acordo com as apurações iniciais feitas pela Delegacia de Repressão de Crimes Cibernéticos (DRCC), da Polícia Civil.
Uma fonte da PCDF disse ao site Metrópóles (DF) que quem está por trás da invasão não é iniciante no mundo da pirataria cibernética. "Neste tipo de ataque, muitas vezes, o hacker chama atenção do pessoal da segurança da informação simulando uma falha no sistema para que esse erro seja corrigido", afirmou.
"Quando a equipe está trabalhando para solucionar a instabilidade, o hacker descobre outras vulnerabilidades. É tipo uma cortina de fumaça e os criminosos fazem outra modalidade de ataque em paralelo. Procuram portas abertas e atacam os servidores", acrescentou.
Invasão ao STJ
Um hacker também invadiu o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e criptografou todo o acervo de processos da Corte.
A Polícia Federal abriu inquérito para apurar as circunstâncias do crime.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247