Greve cancela 21 voos no Aeroporto de Brasília
A greve do aeronautas e aeroviários fez 39 dos 100 voos previstos para partirem até 12h saíram com atrasos superiores a 30 minutos e 21 serem cancelados; até às 10h, 14 voos estavam atrasados; para o dia todo são esperados 538 pousos e decolagens; o fluxo médio diário do aeroporto é de aproximadamente 54 mil passageiros; a categoria rejeita a proposta das empresas aéreas, que previa reajuste parcelado com a reposição da inflação e não retroativo à data-base (1º de dezembro); trabalhadores reivindicam reajuste de 11% nos salários e benefícios, retroativo à data-base, para recompor as perdas inflacionárias nos salários
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Brasília 247 - A greve do aeronautas e aeroviários fez 39 dos 100 voos previstos para partirem até 12h saíram com atrasos superiores a 30 minutos e 21 serem cancelados. Até às 10h, 14 voos estavam atrasados. Para o dia todo são esperados 538 pousos e decolagens. O fluxo médio diário do aeroporto é de aproximadamente 54 mil passageiros.
A paralisação dos aeronautas e aeroviários na manhã de hoje (3) provocou atrasos e cancelamentos de voos nos principais aeroportos do país. Segundo dados da Infraero, dos 798 voos previstos entre a meia-noite e às 11h, 306 atrasaram e 138 foram cancelados.
A mobilização nacional começou às 6h e terminou por volta das 8h e incluiu aeroviários (agente de check-in, auxiliar de serviços gerais, mecânicos de aeronaves, agente de bagagem e operador de equipamentos) e aeronautas (pilotos, copilotos, comissários, mecânicos e engenheiros de voo).
Os aeroviários e aeronautas rejeitaram a proposta das empresas aéreas, que previa reajuste parcelado com a reposição da inflação e não retroativo à data-base (1º de dezembro). Os trabalhadores reivindicam reajuste de 11% nos salários e benefícios, retroativo à data-base, para recompor as perdas inflacionárias nos salários.
Em nota, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) lamentou a greve: “O setor reconhece e respeita o direito de manifestação, mas lamenta o caminho escolhido em prejuízo dos passageiros. Em qualquer circunstância, as companhias aéreas estarão mobilizadas em prestar assistência aos clientes e a fazer todo o possível para minimizar os eventuais transtornos”.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que os impactos do movimento grevista estão sendo monitorados em todos os aeroportos.
As companhias TAM, GOL e Avianca informaram que farão a remarcação das viagens sem multas aos passageiros. A orientação da Abear é que os passageiros quem têm voo para hoje entrem em contato com a empresa aérea para fazer a remarcação e quem vai para o aeroporto dê preferência aos canais eletrônicos e totens de check-in.
*Com Agência Brasil
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247