GDF pede ajuda ao Exército contra febre chikungunya
Governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg informou que solicitou ao Comando Militar do Planalto membros do Exército para auxiliar no combate à dengue e à febre chikungunya; o chefe do Executivo local reuniu administradores regionais de saúde e de ensino no Palácio do Buriti comm o objetivo de pedir dedicação no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de ambos os vírus
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Brasília 247 - O governador do Distrito Federal , Rodrigo Rollemberg (PSB), informou que solicitou ao Comando Militar do Planalto membros do Exército para auxiliar no combate à dengue e à febre chikungunya. O chefe do Executivo local reuniu administradores regionais de saúde e de ensino na manhã desta quinta-feira (19) no Palácio do Buriti comm o objetivo de pedir dedicação no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de ambos os vírus.
"Tivemos uma epidemia de dengue, embora não reconhecida, mas número muito expressivo de casos de dengue no ano passado no DF, e a gente sabe da importância da mobilização para buscar reduzir as ocorrências", afirmou Rollemberg. "A gente sabe que na situação de dificuldade que passa o sistema público de saúde, uma epidemia de dengue traz um impacto muito forte. Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar”, acrescentou.
De acordo com o governador, está marcada uma reunião para a próxima segunda-feira (23) com prefeitos de cidades do Entorno para discutir o combate à doença. Rollemberg também orientou administradores a pedirem a ajuda de igrejas e rádios para fortalecer as atividades.
Foram registrados 11.458 casos da doença em 2014 e 11.520 em 2013, segundo balanço da Secretaria de Saúde.No entanto, o número de mortes de um ano para o outro mais que triplicou: passou de 5 para 18 no mesmo período. Foram três casos de chikungunya em 2014 no DF.
A pasta também informou que diminuíram 79% os casos de dengue registrados no primeiro mês de 2015 em comparação com janeiro do ano passado. A redução foi consequência da estiagem e da operação de remoção de entulhos nas regionais iniciada em janeiro.
Sintomas
A febre chikungunya tem sintomas parecidos com a dengue e transmitida pelos mesmos mosquitos, o Aedes Aegypti e o Albopictus. Entre os sintomas estão dores fortes, principalmente, nas articulações, de cabeça e musculares, febre repentina e intensa, acima de 39 °C, e manchas vermelhas na pele.
A recomendação em ambos os casos é de repouso absoluto e ingestão de líquidos em abundância. A automedicação pode dificultar o diagnóstico e agravar o quadro da doença.
Para evitar a proliferação de mosquitos, recomenda-se evitar água parada em baldes, vasos de plantas, ralos e outros recipientes.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247