Fux segura há nove anos julgamento de ação contra lei do Rio que beneficia juízes
A ação questiona trechos de uma lei do governo Sérgio Cabral sobre remuneração, promoção e ingressos de juízes na carreira
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, segura há nove anos o julgamento de uma ação direta de inconstitucionalidade contra lei do Rio de Janeiro que beneficiou magistrados. A ação questiona trechos de uma lei do governo Sérgio Cabral sobre remuneração, promoção e ingressos de juízes na carreira.
A Procuradoria-Geral da República propôs a ADI 4393 e teve o voto favorável do agora aposentado Ayres Britto, em 2012, antes do pedido de vista feito pelo ministro Luiz Fux. As informações foram publicadas pela coluna Painel.
Ao justificar a ADI, a PGR disse que a medida afronta a Constituição, pois, de acordo com o artigo 93 da Carta Magna, mudanças na Lei Orgânica da Magistratura só podem ser realizadas por meio de lei de iniciativa do Supremo.
Cabe ao presidente do STF decidir a data do julgamento. “O ministro devolveu o processo em dezembro de 2017. Atualmente, não há previsão de julgamento. Como presidente da corte, o ministro avaliará o momento oportuno”, diz a assessoria de Fux.
Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247