Fim do rol taxativo da ANS entra na pauta do Senado

Medida acontece após uma decisão do STJ de acabar com o chamado rol exemplificativo, onde a lista de procedimentos da ANS não limitava a cobertura dos planos de saúde

(Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado | Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Senado Federal promove nesta terça-feira (23) uma série de debates temáticos para falar sobre o rol taxativo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), informa o site O Antagonista.

Medida acontece após uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em junho, de acabar com o chamado rol exemplificativo, onde a lista de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) não limitava a cobertura dos planos de saúde.

continua após o anúncio

No último dia 4, a ANS publicou uma nota em que critica a aprovação do Projeto de Lei 2033/22 pela Câmara dos Deputados, pressionando o Senado a barrar o texto. 

>>> ANS se comporta como "advogada dos planos de saúde" contra os consumidores, diz especialista

continua após o anúncio

Ouvida pelo Brasil 247, a advogada Adriana Monteiro disse que  a ANS "ameaça" consumidores ao dizer que a volta do rol exemplificativo pode encarecer os planos de saúde para a população: "é um escândalo".

"A ANS é um órgão regulador do Poder Executivo e deveria estar fazendo papel de reguladora, mas está se comportando como advogada dos planos de saúde. A nota é uma petição em favor dos planos e contra os consumidores. A Saúde Suplementar nasceu para ser um braço do SUS e agora o braço quer andar sozinho. O que estamos assistindo é um escândalo. Direitos à saúde e à vida, preponderantes na Constituição Federal de 1988, simplesmente sendo alijados", pontuou. 

continua após o anúncio

 A casa legislativa deve votar, em breve, regras para esta lista, que determina quais procedimentos médicos devem ser cobertos pelos planos de saúde brasileiros.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio


iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247