Fachin rebate Bolsonaro sobre contagem simultânea de votos: 'crítica indevida'

"Quem questiona demonstra apenas motivação política ou desconhecimento técnico do assunto", disse o presidente do TSE, Edson Fachin

Edson Fachin
Edson Fachin (Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, rebateu Jair Bolsonaro (PL), nesta segunda-feira (13), ao dizer que existe, sim, uma contagem simultânea de votos. O TSE havia informado que implementou novidades para as eleições, como a publicação dos Boletins de Urna (BU), documento impresso por cada uma das urnas eletrônicas após o término da votação e nele constam todos os votos depositados naquela urna eletrônica. De acordo com o tribunal, a ferramenta "permitirá a qualquer pessoa ou instituição fazer contagem simultânea de votos".

"A crítica é indevida. Disse ontem, dia 12, a alta autoridade que a apuração simultânea de votos foi uma alternativa 'muito importante' que ficou de fora. Com o devido respeito, há um erro de informação. Quem questiona demonstra apenas motivação política ou desconhecimento técnico do assunto. Refiro-me agora especificamente a uma entrevista de alta autoridade da República em que menciona não ser possível contagem simultânea de votos", disse Fachin durante evento no TSE.

continua após o anúncio

Bolsonaro tem defendido a atuação das Forças Armadas na checagem do resultado das eleições, o que é visto pela oposição ao governo e por setores progressistas da sociedade como uma tentativa de golpe caso ele seja derrotado nas eleições de outubro. 

Como parte de sua estratégia, Bolsonaro tem criticado o Supremo Tribunal Federal, o TSE e o processo eleitoral brasileiro. Membros do Poder Judiciário reagiram. No último dia 31, por exemplo, Fachin pediu que a comunidade internacional "esteja alerta contra acusações levianas" sobre o sistema eleitoral. 

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247