Em seu voto, Nunes Marques diz que palavras de Daniel Silveira foram “desonrosas”, mas não crime

Nunes Marques votou pela absolvição de Daniel Silveira. Por outro lado, os ministros Mendonça, Fachin, Barroso acompanharam Moraes e o placar está em 4 a 1 pela condenação

Ministro Nunes Marques
Ministro Nunes Marques (Foto: Fellipe Sampaio/STF)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ministro Nunes Marques, do STF, votou pela absolvição de Daniel Silveira pelas ameaças que o parlamentar fez contra ministros da corte. O voto de Nunes Marques abre divergência, uma vez que o relator, ministro Alexandre de Moraes, defendeu a condenação. 

Os ministros André Mendonça, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso acompanharam Moraes e o placar está em 4 a 1 pela condenação do deputado bolsonarista, acusado de atacar as instituições. 

continua após o anúncio

Em seu voto, Nunes Marques considerou que as declarações em vídeo de Silveira foram “chulas e desonrosas”, mas que não configuraram “crime contra a segurança nacional”. “Julgo improcedente a denúncia apresentada contra Daniel Lúcio da Silveira para absolvê-lo”, disse. 

“Não está a instigar qualquer pessoa a fechar o Supremo Tribunal Federal ou o Tribunal Superior Eleitoral. Faz duras críticas sobre decisões tomadas por ambas as Cortes, mas não verifico qualquer afirmativa que possa ser considerada instigar crime ou ameaça grave com fim de impedir o exercício dos poderes constitucionais”, disse Nunes Marques. 

continua após o anúncio

O ministro André Mendonça divergiu de Nunes Marques, e votou pela condenação de Silveira. Nunes Marques deve ficar sozinho na tese da absolvição. 

Edson Fachin votou com o relator, levando o placar a 3x1.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247