Em Brasília, tudo pronto para Brasil x Camarões

GDF prepara estrutura de segurança e mobilidade para jogo decisivo da Seleção Brasileira. "Na primeira semana de Mundial, registramos público acumulado de mais de 250 mil pessoas no estádio e no Fan Fest (no Taguaparque), sem qualquer ocorrência grave. Vamos seguir nosso planejamento, que está funcionando com solidez", declarou o secretário de Segurança Pública em exercício, Paulo Roberto Oliveira

A Brazilian fan shows off his outfit on his way to the Arena Castelao for the group A World Cup soccer match between Brazil and Mexico in Fortaleza, Brazil, Tuesday, June 17, 2014.  (AP Photo/Eduardo Verdugo)
A Brazilian fan shows off his outfit on his way to the Arena Castelao for the group A World Cup soccer match between Brazil and Mexico in Fortaleza, Brazil, Tuesday, June 17, 2014. (AP Photo/Eduardo Verdugo) (Foto: Leonardo Araújo)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agência Brasília – Segunda-feira (23) é dia de decisão em Brasília. A Seleção Brasileira entra em campo com Camarões no Estádio Mané Garrincha, para garantir a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo.

A partida, que promete agitar a capital, está marcada para as 17h. Os portões serão abertos ao público às 14h, três horas antes do evento. Será ponto facultativo no Governo do DF para convergir com o plano de mobilidade urbana para o evento.

Para evitar filas, os torcedores devem chegar cedo, com pelo menos duas horas de antecedência. Para garantir o acesso do público, novamente a linha circular do Parque da Cidade terá reforço na frota: serão 20 ônibus, número que pode aumentar conforme a demanda. O Metrô funcionará das 7h às 23h30 e vai operar com 24 trens desde quatro horas antes do jogo até três horas após o término.

"Na primeira semana de Mundial, registramos público acumulado de mais de 250 mil pessoas no estádio e no Fan Fest (no Taguaparque), sem qualquer ocorrência grave. Vamos seguir nosso planejamento, que está funcionando com solidez", declarou o secretário de Segurança Pública em exercício, Paulo Roberto Oliveira.

Ele reforçou a importância de chegar com antecedência à arena: "Os protocolos de segurança serão seguidos, sem exceção. Para evitar fila, correria ou atraso, é importante que os torcedores se planejem e levem isso em consideração".

Os profissionais da Segurança vão garantir a tranquilidade dos torcedores, com um efetivo de 3.488 policiais militares, civis, federais, bombeiros, auditores de trânsito, stewards (seguranças particulares) e equipes da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), no interior e nos arredores do estádio. No FIFA Fan Fest, serão 1.404 profissionais. O plano operacional, adotado desde o início do Mundial, tem sido um sucesso.

ACESSIBILIDADE – Os ônibus que vêm das regiões administrativas para a área central de Brasília funcionarão normalmente. Haverá também linhas especiais sem cobrança de tarifa com desembarque próximo ao estádio, que funcionarão desde 4h antes do jogo até 3h após, ou conforme a demanda.

A novidade é mais um bolsão para táxi no Setor Hoteleiro Norte, em frente ao McDonalds, além do ponto que já funciona no Brasil 21 em dias de jogos. A segurança no perímetro ao redor do estádio será feita a partir da meia-noite de domingo (22) para segunda-feira (23), com interdição das vias de contorno da arena. Nas demais vias, a interdição será feita das 11h até, no máximo, 20h (veja mais detalhes abaixo). A recomendação, portanto, é utilizar o transporte público.

A operação de trânsito na primeira semana de Copa do Mundo da FIFA em Brasília também foi positiva. O tempo de dispersão – ou seja, para o fim do trânsito – no Estádio Mané Garrincha caiu de 2h15, na abertura da Copa das Confederações, para 1h15, na partida entre Costa do Marfim e Colômbia, na quinta-feira (19). O Detran alerta que dará seguimento à fiscalização da Lei Seca, com bafômetros para detectar o nível alcoólico dos condutores.

A dica para os torcedores que pretendem consumir bebidas alcoólicas é utilizar o transporte público, que também teve bom funcionamento na primeira semana de Mundial. "Estamos prontos. Ninguém ficará sem acessar o estádio ou o Fan Fest por problemas de acesso e de transporte público", garantiu o diretor-geral do DFTrans, Jair Tedeschi.

PNEs – Portadores de necessidades especiais (PNEs) e pessoas idosas poderão utilizar o estacionamento do Colégio Militar de Brasília, na 902 Norte (via W5). Para isso, é preciso que o veículo esteja credenciado pelo Detran, com a mesma documentação que permite o uso das vagas especiais no dia a dia.

Uma linha de ônibus especial, com veículos adaptados para cadeira de rodas, faz a ligação entre o estacionamento e o Estádio Nacional de Brasília. Não há cobrança de tarifa, e os ônibus saem a cada 15 minutos. Os acompanhantes também podem utilizar o serviço.

No acesso e na saída do estádio Mané Garrincha, os torcedores com mobilidade reduzida também podem contar com dois táxis adaptados com rampas elétricas, que permitem ao passageiro entrar no veículo com a própria cadeira de rodas.

SÓ O NECESSÁRIO – Aos torcedores que forem ao Mané Garrincha, é recomendado levar o mínimo possível de objetos para facilitar a revista, que será feita no portão externo. Há, ainda, alguns itens proibidos, que não podem ser levados, segundo o Código de Conduta do Torcedor elaborado pela FIFA.

Entre eles instrumentos musicais, guarda-chuvas, capacetes, sinalizadores e bandeiras com mastro. O público também precisa ficar atento aos assentos, que são marcados, de acordo com orientação nos ingressos. Ao longo de toda a arena, 800 stewards vão auxiliar os torcedores.

FAN FEST – Brasilienses e turistas que querem participar da festa, mas não conseguiram comprar ingressos para o Estádio Nacional, podem assistir à partida no FIFA Fan Fest, montado no Taguaparque (Taguatinga). A arena já recebeu mais de 120 mil espectadores para a transmissão das partidas, além de shows e atividades culturais.

"A estrutura do evento e a presença das equipes do Distrito Federal transmitem uma sensação de segurança, o que se reflete no número crescente de público. Turistas de todas as partes do mundo também adotaram o evento e estão fazendo uma linda festa. Esperamos que a população vá ao Fan Fest para o jogo Camarões x Brasil, e se divirta com o show do cantor Naldo, em seguida", convidou o subsecretário de promoção Cultural, da Secretaria de Cultura do DF, Dorival Brandão.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247