Efeito Germanwings: projeto exige dois tripulantes na cabine de avião
"Desta maneira, caso um dos pilotos tenha que se ausentar da cabine, outro tripulante adentraria nesse espaço, e poderia abrir a porta caso fosse assim necessário", afirma o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), autor do projeto de lei protocolado ontem no Senado; objetivo é evitar que se repitam episódios como o da queda do avião da empresa alemã, que, segundo as investigações, foi motivada propositalmente pelo copiloto, sozinho na cabine
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Brasília 247 – Depois do acidente com uma aeronave da companhia Germanwings, um projeto de lei determina a presença contínua de pelo menos dois tripulantes nas cabines de comando de aeronaves que disponham de porta separatória. A proposta é do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e foi protocolada nesta segunda-feira 6 no Senado Federal, após a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ter feito, no último dia 31, recomendação no mesmo sentido às companhias aéreas.
"É preciso dar perenidade a isso", disse o senador, que defende que a legislação incorpore a recomendação da Anac. A preocupação é evitar que episódios como o da queda do avião da empresa alemã, no último dia 24, nos Alpes franceses, se repita. As investigações apontam que o copiloto da aeronave se aproveitou de uma saída do piloto para ir ao banheiro, trancou-se na cabine e derrubou a aeronave de propósito, matando todas as 150 pessoas a bordo.
A proposta do senador Cristovam Buarque modifica a Lei 7.183/1984, que regula o exercício da profissão de aeronauta. O projeto está em concordância com medidas adotadas em diversos países, no sentido de permitir que sempre haja pelo menos dois tripulantes no interior da cabine de comando. "Desta maneira, caso um dos pilotos tenha que se ausentar da cabine, outro tripulante adentraria nesse espaço, e poderia abrir a porta caso fosse assim necessário", afirma Buarque.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247