Dono da UTC cita Lobão e pode fazer delação
Empresário Ricardo Pessoa citou hoje o nome de seis parlamentares em depoimento na sede da Procuradoria Geral da República; acusado na Lava Jato de ser o coordenador do chamado 'clube das empreiteiras', que formaria o cartel para assumir contratos milionários com a Petrobras, empreiteiro estuda fazer acordo de delação premiada, pelo qual devolveria R$ 55 milhões desviados no esquema; entre os políticos citados aos procuradores da investigação, Pessoa mencionou o ex-ministro de Minas e Energia e senador Edison Lobão (PMDB-MA)
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 – O empresário Ricardo Pessoa, dono da UTC, citou nesta quarta-feira 13 o nome do ex-ministro de Minas e Energia e senador Edison Lobão (PMDB-MA) e o de outros cinco parlamentares. Lobão é alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal por ter supostamente solicitado recursos para a campanha da ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney, também do PMDB.
Acusado na Lava Jato de ser o coordenador do chamado "clube das empreiteiras", que formavam o cartel na contratação de serviços da Petrobras, Pessoa estuda fechar um acordo de delação premiada ainda hoje, em troca de uma pena menor. Caso seja firmado, este seria o primeiro acordo de delação de um dono de empreiteira.
Negociado desde janeiro com o Ministério Público, o possível acordo prevê que Pessoa devolva R$ 55 milhões, conforme prometido por ele. O empresário estava em São Paulo, onde cumpre prisão domiciliar, mas teve autorização para viajar nesta quarta a Brasília, onde está sendo ouvido na sede da Procuradoria-Geral da República.
Pessoa foi beneficiado recentemente com um habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal que o libertou da cadeia, onde estava há quase seis meses, em Curitiba, para a prisão domiciliar, sob a vigilância de uma tornozeleira eletrônica. Na ocasião, o ministro relator Teori Zavascki afirmou que manter sua prisão preventiva para forçar uma delação premiada seria "medida mediavalesca que cobriria de vergonha nossa sociedade".
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247