DFTrans divulgará custo do transporte público
O Governo do DF sancionou uma lei que obriga o DFTRans a disponibilizar na internet cópia das planilhas de custo do sistema de transporte público; o governo tem um prazo de 60 dias para levantar e divulgar os dados, que deverão ser atualizados todo semestre
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Brasília247 – O Governo do Distrito Federal sancionou uma lei que obriga o DFTRans a disponibilizar na internet cópia das planilhas de custo do sistema de transporte público do DF. Publicada no Diário Oficial do DF nesta segunda-feira (16), a lei determina que o órgão divulgue a relação completa de toda a frota de ônibus, acrescentando informações como número de passageiros transportados diariamente, horários e percurso das linhas e a idade média da frota. O governo tem um prazo de 60 dias para levantar e divulgar os dados, que deverão ser atualizados todo semestre.
De acordo com a lei, outras informações devem ser publicadas são o modelo do veículo, bem como o seu ano da fabricação e do chassi, o número de empresas que operam no sistema, quantidade de veículos que operam no sistema convencional, no serviço especial de vizinhança e no serviço autônomo rural, a quilometragem média rodada e o número de registro.
A deputada distrital Liliane Roriz (PSD), autora de lei, afirma que, em entrevista ao site Guardian Notícias, que o projeto atenderá à população, que cobra mais transparência no sistema de transporte coletivo.
"Esta lei é mais uma arma para que o cidadão cobre dos governantes a transparência na gestão. O que mais ouvimos são denúncias de veículos sucateados e piratas operando nas ruas. A publicidade destas informações vai ajudar a inibir, inclusive, a atuação de ônibus clonados, que são constantemente flagrados nas ruas do DF", declarou.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247