DF lança portal para ajudar no planejamento de ocupação do solo
A análise da situação das terras do Distrito Federal ganhou uma ferramenta nova; a Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) apresentou na sede da empresa, o Brasília em Mapas, portal que concentrará informações detalhadas sobre regiões da cidade; ele subsidiará estudos acadêmicos e contribuirá para a elaboração de políticas públicas referentes à ocupação do solo; pelo site é possível saber como se deu a evolução de uma determinada gleba nos últimos 30 anos, informação que facilita, por exemplo, o desenvolvimento de projetos voltados para o meio ambiente
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
SAULO ARAÚJO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA - A análise da situação das terras do Distrito Federal ganhou uma ferramenta nova. A Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) apresentou, nesta quinta-feira (18), na sede da empresa, o Brasília em Mapas, portal que concentrará informações detalhadas sobre regiões da cidade. Ele subsidiará estudos acadêmicos e contribuirá para a elaboração de políticas públicas referentes à ocupação do solo.
Pelo site é possível saber como se deu a evolução de uma determinada gleba nos últimos 30 anos, informação que facilita, por exemplo, o desenvolvimento de projetos voltados para o meio ambiente. Técnicos também poderão observar o processo de ocupação, em áreas de mata nativa, de atividades agrícolas e pecuárias. O site foi feito por técnicos da Codeplan e não teve custos extras para o governo.
Mais facilidade para organização do território
O trabalho de verificar as mudanças por meio de uma série histórica ajudará, inclusive, na defesa e na organização do território do DF. “Vai possibilitar, por exemplo, que gestores públicos planejem melhor a expansão urbana de uma área e saibam como ela interagiu nos últimos anos com a vegetação local, entre outros aspectos relevantes”, destacou a gerente de Estatística, Demografia e Geoinformação da Codeplan, Cristina Rossetto.
Segundo o presidente da companhia, Lucio Rennó, a intenção do Brasília em Mapas é servir como uma plataforma facilitadora para os órgãos do Executivo. “Temos uma grande expectativa em relação às informações disponíveis e ao impacto positivo que elas causarão em diversas áreas do governo”, disse.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247