Derrotada na CPMI do 8 de janeiro, oposição quer levar Rui Costa e G. Dias à CPI do MST

"É crucial descobrir quais informações a agência coletou sobre as ações, principalmente do MST", diz Ricardo Salles (PL-SP), relator da CPI, sobre a Abin

O ministro da Casa Civil, Rui Costa | Manifestação do MST em Brasília
O ministro da Casa Civil, Rui Costa | Manifestação do MST em Brasília (Foto: ABR)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A CPI do MST, controlada pela bancada de oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está planejando aprovar na próxima semana requerimentos conjuntos para a convocação do ex-titular do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, general Gonçalves Dias, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), informa a Folha de S. Paulo. O objetivo é obter informações sobre as atividades da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) relacionadas ao monitoramento dos movimentos sem-terra. Desde o início do governo Lula, a agência tem estado subordinada tanto ao GSI quanto à Casa Civil.

"É crucial descobrir quais informações a agência coletou sobre as ações, principalmente do MST", afirma o deputado Ricardo Salles (PL-SP), relator da CPI. Salles ressalta a intenção de aprovar a convocação das autoridades, onde a presença é obrigatória, ao invés de um convite opcional. A próxima sessão da CPI está agendada inicialmente para a próxima terça-feira (27), podendo ser adiada caso não haja sessões presenciais na Câmara na semana que vem.

continua após o anúncio

Na última terça-feira (20), a comissão já havia convocado dois dos principais líderes sem-terra do país, João Pedro Stedile (MST) e José Rainha (Frente Nacional de Luta). 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247