Deputados aprovam destaque contra proibição de promoções de servidores públicos pela PEC Emergencial

No texto aprovado pelo Senado, isso era proibido sempre que houvesse decretação de estado de calamidade ou emergência fiscal. O congelamento de salários, no entanto, foi mantido pelos deputados

(Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira, 11, os parlamentares aprovaram um destaque à PEC Emergencial para permitir as progressões e promoções para todos os servidores públicos. A mudança foi aprovada com 444 votos a favor e 18 contra.

No texto aprovado pelo Senado, isso era proibido sempre que houvesse decretação de estado de calamidade ou quando a relação entre despesas correntes e receitas correntes alcançasse 95% (emergência fiscal). O congelamento de salários, no entanto, foi mantido pelos deputados.

continua após o anúncio

A aprovação foi uma concessão do governo Jair Bolsonaro a militares e policiais, descontentes de serem atingidos pelos ataques da PEC Emergencial, e ao mesmo tempo à pressão feita pela oposição.

Inicialmente, o governo articula apenas retirar policiais e militares da medida, mas a equipe econômica foi contra pois não haveria como dar a concessão a somente uma categoria. Diante da pressão do PT, que apresentou um destaque contra as contenções fiscais a servidores, o governo cedeu para retirar a proibição às promoções. 

continua após o anúncio

A concessão, no entanto, não resolve a crise. O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL) afirmou, nas redes sociais, que Bolsonaro está promovendo um “golpe contra contra os policiais, delegados e todos os servidores públicos”, lembrando que “os governistas toparam retirar da PEC Emergencial a proibição das promoções, mas estão mantendo o congelamento dos salários”.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247