Deputada garante que distritão será aprovado na segunda-feira

"Há um acordo para o sistema distrital misto como modelo definitivo", afirmou a deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP), relatora da reforma eleitoral na comissão especial da PEC do Distritão. "A grande discussão é qual será o sistema transitório: o distritão com uma cláusula de habilitação ou a volta das coligações, como proposta de acordo", acrescentou

Deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP)
Deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP) (Foto: Agência Câmara)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP), relatora da reforma eleitoral na comissão especial da Proposta de Emenda à Constituição 125/11, afirmou nesta sexta-feira (6) que o relatório sobre a adoção do modelo de votação distrital, o chamado distritão, deve ser aprovado na segunda-feira (9), mesmo sem acordo.

"A reforma precisa ser votada até outubro. Há um acordo para o sistema distrital misto como modelo definitivo. A grande discussão é qual será o sistema transitório: o distritão com uma cláusula de habilitação ou a volta das coligações, como proposta de acordo", disse a parlamentar em entrevista à CNN Brasil

continua após o anúncio

"Na comissão já tem maioria esmagadora em favor do relatório. A volta das coligações seria uma forma de conciliação. O adiamento aconteceu para tentar um acordo para votar na segunda-feira. Segunda será votado, com ou sem acordo", acrescentou.

O "distritão" foi rejeitado duas vezes pelo plenário da Câmara, durante votações de minirreformas eleitorais. Em 2015, atingiu 267 votos e em 2017, foram apenas 238 votos.

continua após o anúncio

Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247