Deltan pede ao STF anulação da advertência que sofreu por criticar o próprio STF
A punição contra o procurador da Lava Jato aconteceu porque Deltan Dallagnol atacou o STF com comentários jocosos durante uma entrevista. Quem julga a ação de anulação é o ministro Luiz Fux, citado na Vaza Jato como próximo a Deltan
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O procurador Deltan Dallagnol apresentou ação ao STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo a anulação da advertência que sofreu do Conselho Nacional do Ministério Público. A punição aconteceu porque Deltan atacou o STF com comentários jocosos durante uma entrevista. Quem julga a ação de anulação é o ministro Luiz Fux, citado na Vaza Jato como próximo a Deltan.
A reportagem do jornal O Estado de S. Paulo destaca que "Deltan alega que seu processo sobre as declarações já havia prescrito quando foi julgado pelos seus pares na Procuradoria e que já havia sido inibido de culpa pelo Conselho Superior do Ministério Público Federal. O órgão concluiu que a manifestação não ultrapassou os ‘limites da civilidade’ e se tratava de exercício de liberdade de expressão."
A matéria ainda sublinha que "Deltan afirma que a advertência imposta pelo Conselhão ‘funcionará como um incentivo à autocensura’ de todos os membros do Ministério Público. “Daí a imperatividade de a Suprema Corte anular a injusta, inconstitucional, desnecessária e desproporcional sanção de advertência imposta”, pede o procurador."
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247