Declaração de Barroso criou mal-estar entre ministros do STF

A postura de Barroso tem reforçado a percepção de ativismo judicial e alimentado críticas de que o tribunal está invadindo a esfera política

Roberto Barroso e Bolsonaro
Roberto Barroso e Bolsonaro (Foto: Nelson Jr./SCO/STF | Marcos Corrêa/PR)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão preocupados com as repercussões da declaração do ministro Luís Roberto Barroso sobre a necessidade de "derrotar o bolsonarismo". Embora evitem condená-lo publicamente, alguns ministros têm expressado reservadamente sua preocupação com as declarações, considerando-as inoportunas e capazes de agravar a desconfiança da sociedade em relação ao papel do STF. A postura de Barroso tem reforçado a percepção de ativismo judicial e alimentado críticas de que o tribunal está invadindo a esfera política, aponta reportagem do jornal Estado de S. Paulo.

Até mesmo ex-ministros do STF, como Marco Aurélio Mello, compartilham dessa preocupação. Para Mello, a Corte não deve assumir o papel de determinar vitórias ou derrotas eleitorais, destacando que o STF é a última salvaguarda da cidadania. Cristiano Zanin, futuro ministro do STF, não se manifestou publicamente sobre as declarações de Barroso, preferindo aguardar sua posse para se envolver em polêmicas.

continua após o anúncio

Consciente da repercussão negativa de suas palavras, Barroso emitiu uma nota em que esclarece que sua declaração sobre "derrotar o bolsonarismo" se referia ao extremismo violento e golpista manifestado em determinado momento, e não aos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro. No entanto, a declaração não conseguiu aplacar as críticas, especialmente entre apoiadores de Bolsonaro. O senador Hamilton Mourão e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, repreenderam Barroso, classificando suas palavras como inadequadas e inoportunas.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247