Cristiano Zanin percorre o Senado em busca de apoio antes de sua sabatina

Indicado de Lula ao STF busca conquistar senadores em uma intensa maratona de reuniões. Maior bancada do Senado, PSD fechou questão em torno da aprovação de Zan

Davi Alcolumbre, Cristiano Zanin e Rodrigo Pacheco
Davi Alcolumbre, Cristiano Zanin e Rodrigo Pacheco (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em contagem regressiva para sua sabatina no Senado, agendada para o dia 21, o advogado Cristiano Zanin percorreu o Senado e visitou 26 senadores em um único dia, o equivalente a quase um terço dos representantes da Casa. 

Nesta quarta-feira (14), ele se reunirá com a bancada do MDB, o terceiro maior partido. A jornada de terça-feira (13) resultou no apoio unânime da bancada do PSD, com 11 dos 15 membros presentes, e na conquista de pelo menos uma mudança de voto, a do senador Plínio Valério. 

continua após o anúncio

No entanto, há uma parcela de senadores indecisos, como Alessandro Vieira (PSDB-SE). Zanin enfrentará a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para sua sabatina na próxima semana. Após a sessão de perguntas, sua indicação será votada pelo colegiado e, em seguida, pelo plenário do Senado, onde ele precisa garantir pelo menos 41 votos favoráveis. Caso seja confirmado, ele assumirá o cargo somente em agosto, segundo informações do Supremo apuradas pelo jornal O Globo.

As visitas de Zanin pelo Senado começaram na parte da manhã, quando ele esteve no gabinete do senador Rogério Carvalho (PT-SE). Em seguida, ele se encontrou com parlamentares da oposição do PP, PSDB e Podemos, além de visitar o relator de sua indicação, o senador Veneziano Vital do Rego (MDB-PB). Apesar de ter visitado todos os gabinetes vizinhos ao do ex-juiz parcial Sergio Moro (União Brasil-PR), Zanin evitou o encontro com o próprio Moro. 

continua após o anúncio

A visita ao senador Plínio Valério, que inicialmente era contra a indicação de Zanin, contou com a presença do ex-presidente do PSDB Bruno Araújo. Valério afirmou ao jornal que não foi convencido por Zanin, mas sim por aqueles que atestaram sua imparcialidade. O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) afirmou que deseja aguardar a sabatina antes de decidir seu voto, levantando a questão do princípio da impessoalidade.

A bancada do PSD, com 15 senadores, a maior do Senado, fechou questão a favor da indicação de Zanin. A decisão foi anunciada pelo líder do partido, senador Otto Alencar (PSD-BA), logo após uma reunião entre os senadores e o advogado. Alencar destacou que Zanin tem uma "formação muito correta". A bancada feminina do Senado também pressionou o advogado para que ele se posicionasse sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que isenta partidos de punições por falhas na prestação de contas eleitorais e pelo desrespeito às cotas de mulheres e negros. Apesar das questões levantadas, Zanin considerou a conversa "tranquila" e "positiva".

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247