Cotado para a presidência da Petrobrás, Jean Paul Prates defende mudança no plano estratégico da estatal

O senador do PT-RN disse que a estatal não pode só explorar o pré-sal e pagar dividendos a acionistas

Ibovespa, Petrobrás e o senador Jean Paul Prates (PT-RN)
Ibovespa, Petrobrás e o senador Jean Paul Prates (PT-RN) (Foto: ABr | Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Cotado para a presidência da Petrobrás, o senador Jean Paul Prates (PT-RN), integrante do Grupo Técnico (GT) de Minas e Energia do gabinete de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu nesta quinta-feira (1º), em Brasília (DF), que a estatal não pode só explorar o pré-sal e pagar dividendos aos acionistas. A equipe de transição também defende mais investimentos em energia limpa, estímulo à indústria naval, geração de emprego e renda. Também existe a hipótese de que o dinheiro do pré-sal ajude nos investimentos em serviços públicos, como a educação. 

Os governos Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL) facilitaram a entrada de empresas estrangeiras na exploração do pré-sal, o que prejudica a soberania nacional brasileira. 

continua após o anúncio

"(O plano estratégico) é quase que dizer o que eles fariam se continuassem lá. A gente vai, quando chegar, dizer o que a gente fará estando lá", disse Prates após reunião de parlamentares do PT com o presidente eleito Lula no Centro Cultural Banco do Brasil, sede da transição de governo.

A empresa divulgou nessa quarta-feira (30) o plano estratégico para o quinquênio 2023-2027. A produção de petróleo e o pagamento dos dividendos estão entre as prioridades da estatal. A estimativa da Petrobrás é que acionistas recebam até US$ 85 bilhões nos próximos cinco anos.

continua após o anúncio

Nessa quarta, o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, afirmou que, no governo Lula, a empresa terá mais capacidade de refino. Ele também é membro do GT de Minas e Energia. 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247