Coronel da PM diz em CPI que não recebeu relatórios de inteligência antes das invasões de 8 de janeiro

Coronel Jorge Eduardo Naime explicou que a única informação que a corporação tinha sobre a manifestação era de baixa adesão

Forças de segurança diante de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília
Forças de segurança diante de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 — Em depoimento perante a Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o coronel Jorge Eduardo Naime, ex-comandante do Departamento de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal (DOP), afirmou que o departamento não teve acesso a relatórios de informação que mostrariam a gravidade dos atos de vandalismo ocorridos em 8 de janeiro durante os protestos que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.

O DOP é responsável pelo planejamento da segurança na Esplanada, mas segundo o coronel, a única informação que a corporação tinha sobre a manifestação era de baixa adesão. Ele também explicou que as informações repassadas no grupo de WhatsApp, que reunia a cúpula da Segurança Pública e outras autoridades, não eram relatórios de inteligência, mas informes que não permitiam o planejamento da corporação, apenas ações de contenção no momento dos protestos. 

continua após o anúncio

O coronel admitiu que não teve contato com o efetivo de policiamento no local e que o uso de apenas 200 policiais da escola de formação não é o padrão da corporação, embora seja normal a utilização desses militares com o acompanhamento de policiais mais experientes. Esse número é bem inferior ao da posse do presidente Lula, em que foram utilizados 2.193 militares na área da Esplanada, proximidade, rodoviária do Plano Piloto e em estações de metrô.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247