Copa impulsiona visitação aos monumentos da capital
Torre de TV é o lugar mais visitado pelos turistas durante a Copa do Mundo; a Polícia Militar estima que, somente no dia da partida entre Brasil e Camarões, em 23 de junho, aproximadamente 30 mil pessoas passaram pelo local. De acordo com dados compilados pelo Ministério do Turismo, Brasília receberá cerca de 490 mil turistas, destes 79 mil estrangeiros. Os números apontam que a capital estará entre os destinos mais procurados pelos visitantes internacionais nesse Mundial
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Agência Brasília - A Torre de TV foi, sem sombra de dúvidas, o lugar mais visitado pelos turistas que estiveram em Brasília para a temporada de Copa do Mundo. Estimativas da Polícia Militar apontam que aproximadamente 30 mil pessoas passaram pelo local no dia do duelo entre Brasil e Camarões, jogo disputado em 23 de junho.
Reinaugurado recentemente, o ponto turístico fica aberto das 9h às 20h e dispõe de uma vista surpreendente da cidade, com direito à Feira da Torre, Fonte Luminosa, a instalação "Eu amo Brasília" em letras gigantes, Mezanino - que já conta com a Exposição 48 anos da Festa dos Estados - e Mirante.
Mas quem vem à cidade não se prende apenas à Torre de TV. A Catedral Metropolitana também tem atraído visitantes de todas as regiões do país e do mundo. De acordo com a administração do local, mais de dois mil turistas passam por lá todos os dias. Nesse circuito ecumênico, o Templo da Boa Vontade, localizado na Asa Sul, também atrai a atenção de quem passa. De acordo com a administração do local, há um aumento de 50% no movimento natural, com uma média de cinco mil pessoas por dia.
PALÁCIOS E MUSEUS - Existe ainda um circuito que o turista, em se tratando de capital federal, obrigatoriamente cumpriu. O político. Esplanada dos Ministérios, Praça dos Três Poderes e palácios do governo tiveram um considerável aumento de demanda de visitantes. Algumas dessas instituições já tinham programas de visitação e outras aproveitaram o impulso proporcionado pelos turistas e aderiram a modalidades novas para apresentar o centro do poder a quem chega.
O Congresso Nacional tem o programa institucional Visite o Congresso, que recebeu entre 12 e 30 de junho, mais de 9 mil visitantes. Destes, cerca de 80% são brasileiros e 20% estrangeiros de 57 países diferentes, com destaque para Colômbia, Equador, Estados Unidos e França. No mesmo período em 2013, a casa legislativa atendeu 2.609 pessoas. Particularmente no Senado, foi criado o grupo de Visitação Institucional Integrada de Brasília (Viibra), com direito a página na internet.
Os palácios do Jaburu, pela primeira vez aberto a visitação, e da Alvorada receberam, entre os dias 12 a 20 de junho, cerca de 600 pessoas. Já a sede do Executivo brasileiro, o Palácio do Planalto, que em dias normais recebe cerca de 400 visitas por dia, chegou ao número médio de 1.350 pessoas.
No campo cultural, a expectativa é a de que 90 mil pessoas passem pelo Museu Nacional durante o Período do Mundial. Apenas entre os dias 11 e 22 de junho, o museu recebeu 36.322 pessoas. O dia de maior procura foi a sexta-feira (20), quando recebeu 8.338 visitas. "Esse aumento é grande, pois numa data normal, recebemos 800 pessoas por dia", explica João Bastos, administrador do espaço.
Na Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), as datas de maior movimento até agora foram os dias 18 e 16 de junho com, respectivamente, 175 e 151 visitantes. Ao todo, foram registradas 1.232 pessoas no local este mês. A BNB é um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, idealizada na construção de Brasília, em 1960, e construída em 2002.
A Praça dos Três Poderes abriga as sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário. Além disso, conta com o Museu da Cidade, o Espaço Lúcio Costa e o Panteão da Pátria Tancredo Neves. Ao todo, passaram nesses locais 15.213 visitantes entre os dias 12 e 24 de junho.
Ao final da Copa do Mundo a Secretaria de Turismo do Distrito Federal divulgará pesquisa com objetivo de traçar o perfil do público do evento. O trabalho começou em 10 de junho, na Rodoviária Interestadual de Brasília, com foco no fluxo de desembarque, a motivação da chegada. "Antes, durante e pós-evento até o dia 17 de julho, cerca de 35 pesquisadores estarão em pontos estratégicos da cidade para fazer o levantamento junto ao público", explicou a subsecretária de Políticas de Turismo do DF, Ariádne Bittencourt.
De acordo com dados compilados pelo Ministério do Turismo, Brasília receberá cerca de 490 mil turistas, destes 79 mil estrangeiros. Os números apontam que a capital estará entre os destinos mais procurados pelos visitantes internacionais, durante a Copa do Mundo FIFA 2014. A vinda dessas pessoas deverá deixar um montante de R$ 887 milhões, valor correspondente à permanência no país durante o Mundial e o interesse em conhecer pelos menos três cidades além da que será cidade-sede durante o Mundial.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247