Contra manobra do Centrão para oficializar o orçamento secreto, petistas querem votar Orçamento em 2023

A ideia é votar o Orçamento de 2023 no início do próximo governo, com um Congresso Nacional provavelmente mais próximo a Lula, favorito para assumir a Presidência

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o ex-presidente Lula
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o ex-presidente Lula (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputado | Ricardo Stuckert)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Diante de uma manobra do Centrão para oficializar o "orçamento secreto", tornando impositivas as emendas de relator e reduzindo o poder do presidente da República, aliados do ex-presidente Lula (PT) planejam empurrar a votação do Orçamento para 2023.

A estratégia é deixar a votação para o início do eventual terceiro governo Lula, quando as forças no Legislativo estarão reorganizadas, informa a Folha de S. Paulo.

continua após o anúncio

No próximo ano, as emendas de relator devem somar cerca de R$ 19 bilhões no Orçamento. O valor é maior do que a verba de alguns ministérios.

A tentativa do Centrão de oficializar o "orçamento secreto" é vista como uma resposta ao favoritismo de Lula nas pesquisas eleitorais. Com a ofensiva, o Centrão diminuiria os poderes do petista caso este voltasse ao poder.

continua após o anúncio

O deputado federal José Guimarães (CE), vice-presidente nacional do PT, diz que é justo votar o Orçamento que será executado pelo próximo governo somente quando este se iniciar.  "Em novembro, dezembro, vamos ter um [projeto de] Orçamento no Congresso que não é do Lula. Nada mais justo do que esperarmos o novo governo para aprovarmos o Orçamento".

Também deputado federal, Rogério Correia (PT-MG) declarou: "é uma armação montada pelo Centrão e pelo Lira. Não podemos deixar que o Centrão controle toda essa fatia do Orçamento".

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247