Consumidor de Brasília terá Procon Digital
Serviço estará disponível em fase experimental por 90 dias; atendimento online funcionará das 16h às 20h a partir desta sexta-feira 1
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Agência Brasília - O Procon Digital veio para facilitar a vida dos milhões de consumidores brasilienses. A falta de tempo é a maior aliada de empresas que desrespeitam os consumidores e, na era digital, tudo se resolve on line. A partir desta sexta-feira 1, os consumidores contam com mais um instrumento para fazer denúncias e pedir orientação virtualmente.
A iniciativa é pioneira no Brasil porque a plataforma usada permite ao consumidor fazer a denúncia e anexar arquivos que ajudem no processo, como fotos, documentos, entre outros. O sistema entrará no ar em caráter experimental por 90 dias, até que outras funcionalidades sejam instaladas definitivamente.
Para utilizar o Procon Digital, os consumidores deverão fazer um cadastro com dados básicos, como nome completo, e-mail, localização e contatos. Após o registro, o usuário receberá um e-mail imediatamente com a confirmação de recebimento e em até 72 horas receberá uma resposta definitiva para o processo.
O sistema funcionará das 16h às 20h e o usuário também poderá acompanhar o processo on line. "Noventa por cento dos registros no Procon são referentes a pedidos de orientação e denúncias. Por isso, nesse caráter experimental de 90 dias, vamos oferecer estas opções mais requisitadas e esperamos desafogar a demanda presencial", explica o secretário de Justiça Alírio Neto, que fará o primeiro acesso ao sistema no ato de lançamento.
Atendimentos
De janeiro a dezembro de 2001, o Procon atendeu 229.558 consumidores. Cerca de 90% dos registros correspondem a pedidos de orientação e denúncias.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247